buscar
´

Veja como consultar restituição do imposto de renda pelo App da Receita

Agora você já pode conferir a sua restituição do imposto de renda, o aplicativo da Receita Federal conta com esta ferramenta diretamente pelo celular.

Tecnologia
11 meses atrás
Veja como consultar restituição do imposto de renda pelo App da Receita
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Através do app “Pessoa Física” disponível para os principais smartphones do mercado você encontra a opção “Consulta Restituição” onde é possível acompanhar informações sobre a Restituição IRPF.

App para acompanhar a Restituição do IRPF

Com a opção “consulta Restituição IRPF” você pode consultar o resultado da restituição IRPF desde 1999, caso a restituição esteja “em fila de espera”, poderá ser assinalado o interesse em receber alertas (deve clicar na estrela amarela). Os alertas serão enviados quando a restituição do contribuinte for encaminhada para pagamento bancário.

O download do aplicativo é gratuito para Android na Google Play. Os usuários de iPhone precisam baixar na App Store, a loja da Apple.

A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física devolve ao contribuinte parte do valor que foi retido na fonte a cada mês
A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física devolve ao contribuinte parte do valor que foi retido na fonte a cada mês)

Receita abre consulta ao lote de restituição do IR

Os contribuintes poderão consultar se estão neste lote de restituição de Imposto de Renda (IR).

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, usar o App Pessoa Física da Receita ou ligar para o Receitafone, 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistência de dados identificada pelo processamento.

Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Página da Receita na internet (foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Página da Receita na internet (foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, o que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF – Cadastro de Pessoa Física.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, utilizando o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento (telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer instituição.

Liberação dos lotes

*Com informações da Agência Brasil e Receita Federal do Brasil.

Facebook tem novo emoji e reação de ‘abraço à distância’
Está difícil abraçar os amigos de longe nestes últimos dias né? Estamos obrigados a ficarmos longe das pessoas que adoramos, mas o Facebook está planejando deixar você mais...
É assim que se cadastra e usa o App Bolsa Família
Sendo aprovado como lei em 2004, o Programa Bolsa Família desde então vem ajudando muitos brasileiros que vivem em condições de pobreza e extrema pobreza a terem ao menos um...
NASA deve construir um telescópio gigante no lado oculto da Lua
A proposta é construir um telescópio em uma cratera natural do lado escuro da Lua de 3 a 5 km de diâmetro, através de vários robôs DuAxel, que amarrariam, suspenderiam e...
InYou é um assistente pessoal focado em atividade física, nutrição e equilíbrio emocional
Conseguir manter um equilíbrio da vida profissional e pessoal de maneira saudável é um dos maiores desafios da população. Principalmente em tempos de isolamento social, ter...
Câmera de smartphone chinês fotografa a Terra do espaço
As câmeras dos celulares hoje em dia estão cada vez mais poderosas e impressionantes. Em um espaço de pouco mais de 8 anos, tivemos um salto de câmeras que eram consideradas...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...