buscar
´

Veja como baixar o Waze e como usar o GPS grátis

Com o app Waze é possível ficar sempre informado sobre o que está acontecendo nas ruas através do seu celular Android ou iOS, isso facilita muito a vida no dia a dia.

Tecnologia
5 meses atrás
Veja como baixar o Waze e como usar o GPS grátis

Mesmo que não saiba o caminho, o Waze lhe informa instantaneamente sobre o trânsito, obras, polícia, acidentes e outras coisas, informa mudanças instantâneas de rota para evitar o trânsito e economizar tempo.

Baixar GPS Waze no celular

Para ter o app Waze no seu smartphone é muito fácil, o download é gratuito e é muito fácil instalar e usar. Para quem usa celular Android, o download deve ser feito pelo Google Play, já para os usuários de iPhone e iPad, a Apple Store disponibiliza o app para baixar.

Além disso, com o Waze Audio Player é permitido escutar músicas, podcasts e muito mais, tudo vinculado ao app. Com o Android Auto dá para dirigir usando o Waze na tela do veículo, ele também fornece informações de onde encontrar o combustível mais barato durante a rota. Tudo é baseado em dados de trânsito em tempo real.

E para personalizar a plataforma é possível escolher dentre uma variedade de vozes para guiá-lo no caminho.

Veja como o Waze funciona

O Waze funciona basicamente através de informações via GPS dos próprios usuários, portanto quanto mais pessoas o utilizam, melhor e mais útil ele fica.

Em geral, há mais de um trajeto para chegar até um destino, o Waze coletará informações e aprenderá seus trajetos opcionais. Depois de digitar o endereço do destino, e realizar o percurso com o aplicativo aberto no smartphone, estará contribuindo passivamente com dados sobre as vias, incluindo volume de trânsito. Ele também pode ter um papel mais ativo e compartilhar relatórios das vias em casos de acidentes, radares de velocidade ou qualquer perigo ao longo do caminho.  Dessa forma, outros usuários na área recebem um aviso sobre o que está acontecendo.

O Waze usa as informações para calcular a velocidade média, verificar erros, melhorar o layout da via e aprender o sentido das ruas. Não é preciso seguir trajetos especiais com o Waze, na verdade, ele funciona melhor com seus trajetos normais. A maneira mais fácil de melhorar o Waze é dirigir com o aplicativo aberto. Mesmo que não esteja usando as orientações do Waze, é bom deixá-lo aberto no dispositivo, para contribuir com informações exatas do acontecimento em tempo real.

Além das comunidades locais de motoristas que usam o aplicativo, o Waze também abriga comunidades ativas de editores de mapa on-line, que garantem que os dados estejam o mais atualizados possível.

O Waze também funciona como uma interações sociais, é possível ver amigos próximos no mapa, compartilhe sua viagem e descobrir quando todos estão chegando onde você está. E para ficar ainda mais divertido o Waze pode ser visto como um jogo de pontos e conquistas,  onde todo mundo começa como um Waze Bebê, e se dirigir com o Waze aberto ganha mais pontos para se tornar um Wazer experiente, um Waze Cavaleiro ou mesmo estar entre os poucos selecionados que são da classe Waze Rei.

O app foi criado como uma ferramenta de navegação social para carros particulares. Por isso, atualmente não são oferecidos suporte para navegação em pistas dedicadas ao transporte público, bicicletas ou caminhões.

Informações gerais sobre o aplicativo

O app Waze Mobile foi originalmente concebida a partir de uma startup israelense fundada em 2008. Em 2013, a Waze passou a pertencer a Google.

Todos podem fazer o download do Waze e usá-lo gratuitamente, é compatível com as plataformas IOS (iPhone e iPad), Android 4.4 ou superior, Windows Phone, Symbian, BlackBerry 10 e Windows Mobile da versão 5. Exige um espaço livre para armazenamento de 45,55 MB. Waze está acessível em 39 idiomas, atualmente já conta com mais de 1000 milhões de downloads.

Para o Waze funciona corretamente, é necessário ter sinal de GPS e uma conexão GSM/3G/4G. É possível usar o Waze em todos os lugares no mundo onde existam vias e sinal de celular/GPS.

Funcionalidades

Os itens como, seu nome de usuário, humor, classificação e pontos do Waze, podem ser exibidos publicamente no mapa, seus amigos também podem ver sua foto. Se não quer aparecer no mapa, basta usar o modo invisível. Ao ativar essa configuração: você aparecerá como off-line para seus amigos, seu humor e suas informações do Waze não serão exibidos no mapa, você não poderá enviar alertas, adicionar/editar lugares ou enviar mensagens para amigos e outros Wazers. Para realizar esse comando acesse as “configurações de privacidade” no menu.

Caso tenha optado por configurar um nome de usuário e fazer login no site, é possível ver seus percursos anteriores na guia “Percurso” da página “Editar o mapa”.

No Waze também é possível pular a configuração de uma conta e se tornar um usuário temporário. No entanto, para acessar alguns recursos do Waze (por exemplo, edição de mapas, classificação, humor), será necessário entrar com uma conta.

Se quiser excluir uma conta, acesse a opção “Excluir conta” disponível nas configurações de privacidade do aplicativo e do site do Waze. Quando exclui a conta do Waze, todos os créditos, locais favoritos salvos, histórico de percursos e classificação também serão eliminados. As informações das suas contribuições para o Waze (como edições no mapa e dados estatísticos dos percursos) não serão removidas, mas não estarão mais vinculadas a você.

O aplicativo exibe constantemente anúncios, mas é possível desativar a exibição de anúncios personalizados no Waze. Porém, se desativar essa exibição, alguns anúncios ainda será exibidos, mas eles serão menos relevantes. Você pode desativar a personalização de anúncios diretamente nas “configurações de privacidade” do Waze.

Dependendo das suas configurações, o Waze pode verificar sua localização mesmo quando você não está usando o aplicativo para receber lembretes de percursos planejados, atualizações sobre trânsito ruim, assistência para estacionamento e muito mais. Os usuários do Android podem ajustar as configurações de compartilhamento de local diretamente das “configurações de privacidade” do Waze, enquanto os usuários do iOS podem fazer isso nas configurações do “sistema operacional”.

É possível vincular o Waze a serviços de terceiros, como por exemplo, o Spotify. O compartilhamento entre os aplicativos continuará ativo enquanto eles estiverem abertos (inclusive em segundo plano) e será reiniciado na próxima vez em que abrir os dois. Essa opção pode ser desativada quando quiser. Para isso, acesse as configurações do Waze, clique em “Geral”, depois no aplicativo desejado.

Aprenda a baixar e usar o Waze

  • Faça o download do aplicativo Waze no seu celular. Em seguida, ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, será necessário realizar um cadastro. Pode ser usada sua conta do Facebook ou seu e-mail para completar esta etapa.
  • A tela principal do Waze exibe o mapa da região onde você está. A seta azul no meio do mapa representa a sua atual localização. Ao se movimentar, ela te acompanhará no trajeto.
  • Basta ficar de olho no mapa para saber como está o trânsito. Se observar ruas com indicação na cor vermelhas, quer dizer que naquele ponte está com muito trânsito.
  • Note que há diversos ícones no mapa. Os outros bonequinhos são outros usuários do Waze ativos na região. As exclamações são alertas de problemas. Para saber mais informações sobre o que é cada um, basta tocar nos ícones.
  • Para relatar um incidente de percurso, basta tocar no ícone do lado direito, no canto inferior da tela principal. Será mostrado nove ícones: trânsito, polícia, acidente, perigo, radar, bate-papo, erro mapa, preços e bloqueio, escolha o alerta mais apropriado para o incidente.
  • Depois de escolher o item, você poderá escrever, gravar uma mensagem e/ou tirar uma foto do local. Ao clicar em Enviar, você enviará seu alerta para outros usuários. Em instantes ele entrará no mapa, e outras pessoas poderão avaliá-la e comentar nela. A colaboração dos usuários é fundamental para que exista uma base de dados rica e atualizada.

Navegue sobre o menu do Waze

O menu do aplicativo pode ser acessado pelo ícone do lado esquerdo da tela. Nele, há nove opções.

  • Em “Navegar”, é possível pesquisar um endereço ou tocar em categorias para encontrar estabelecimentos próximos, de acordo com o tipo de local desejado.
  • Em “Preços”, é possível visualizar os valores cobrados pela gasolina nos postos das redondezas.
  • Em “Meu Waze”, é possível acessar o seu perfil de usuário. Neste menu você poderá ver seus pontos somados (Meu Placar) e também personalizar seu bonequinho (Meu Humor). Há uma recompensa de pontos para cada ação feita no Waze. Aumentando seu placar, é possível desbloquear novos humores.
  • Em “Enviar”, pode ser compartilhado sua localização com outra pessoa, seja usuário do Waze ou não. Esta ferramenta é muito útil para compartilhar os dados do local de uma festa, por exemplo, para os amigos, ou então como questão de segurança, e mostrar para alguém sua trajetória.
  • O Waze também tem funções sociais, e uma delas é a troca de Mensagens. No ícone de mensagens, é possível acessar os recados que você recebeu de outros usuários.
  • O menu “Alertas” serve para mostrar todos os incidentes compartilhados pelos usuários do Waze.
  • Há também outras três opções no menu principal do Waze: “Desligar”, para que o app seja desativado, “Meus amigos”, com a lista de contatos do Facebook que usam o Waze, e “Config.” usado para realizar configurações como a visibilidade no mapa, o idioma, as redes sociais e etc.

Novidade

Em 2017, foi lançado o novo Waze Carpool, um aplicativo de caronas para que motoristas e passageiros com destinos semelhantes dividam as despesas nas viagens. Porém, está disponível somente no Brasil, Israel, México e EUA.

Curiosidade

Waze ganhou o prêmio de melhor aplicativo portátil de 2013 no Congresso Mundial de Portáteis, derrubando muitas outras plataformas de sucesso.

O futuro da energia solar
Que as fontes de energia sustentáveis são a melhor opção para a geração da mesma isso todos nós sabemos. Sua fácil forma de obtenção e principalmente a certeza de que...
ID estudantil, o app que serve como carteira de estudante digital
Nesta segunda-feira, dia 25, o Ministério da Educação lançou o aplicativo ID Estudantil, que tem como função criar uma espécie de carteira de estudante virtual para...
As informações que você precisa sobre Seguro-Desemprego, PIS e Abono Salarial estão nesse app
Com vários benefícios liberados pelo Banco Caixa Econômica Federal, a mesma resolveu desenvolver o aplicativo Caixa Trabalhador, para tornar mais fácil, prático e rápido...
Fazer o download do Skype para celular é uma boa forma de se manter conectado
Hoje as formas de se comunicar com as outras pessoas se diversificam muito quando falamos em internet. Existem um sem fim de aplicativos que permitem as mais variadas maneiras de...
Como mandar sua localização pelo WhatsApp para os amigos
O WhatsApp possui uma função muito útil, que lhe permite mandar a sua localização em tempo real para uma conversa em específico ou grupo. Você pode escolher entre lugares...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...