buscar
´

Vale a pena cadastrar e ativar sua CNH digital

O sonho de muita gente é não precisar mais andar com carteira de documentos no bolso. Desajeitado, incômodo e se perder a carteira tem que refazer todos os documentos, ninguém merece. Aos poucos a tecnologia resolverá esse problema, e já está começando pela CNH na versão digital.

Tecnologia
1 ano atrás
Vale a pena cadastrar e ativar sua CNH digital

Baixar o aplicativo CNH digital

É preciso baixar o aplicativo da CNH digital, o qual se encontra nas respectivas lojas virtuais (Apple Store e Google Play), em qualquer caso ele é gratuito, então cuidado com versões falsas do aplicativo, cujo desenvolvedor foi o Serviço Federal de Processamento de Dados.

Para aceder ao aplicativo será necessário um código de segurança, o qual será enviado pelo Detran após a inscrição feita pessoalmente pelo motorista. Por último, o usuário deve criar uma senha de 4 dígitos para ter acesso ao documento da CNH digital.

A versão digital, segundo o Ministério das Cidades, terá o mesmo valor jurídico da versão impressa.

Já está disponível

Desde julho de 2018 – em alguns Estados até antes disso – a CNH em sua versão digital já ficou disponível para os motoristas brasileiros, começando pelo estado de Goiás. Se um motorista for parado em uma blitz poderá apresentar a CNH no próprio celular.

Qualquer motorista pode ter a CNH digital?

Sim e não, na verdade qualquer um pode ter a CNH digital desde que tenha a versão mais recente da CNH impressa, o modelo novo que traz 19 novos itens de segurança, como o mapa do Brasil em tinta especial, o mapa do Estado no canto superior direito, a sigla do respectivo estado na lateral, na parte inferior uma nova faixa holográfica bidimensional e o QR Code no verso, entre outros elementos.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quem tem a CNH antiga não poderá ter a digital sem antes solicitar a nova versão impressa. Não é preciso esperar que ela vença para pedir uma nova via no modelo novo.

Cadastro no Detran

Uma vez com a CNH no modelo novo em mãos, será a hora do segundo passo na burocracia: o cadastro no Detran. Isso pode ser feito pela internet, no campo “Cadastro” à esquerda do usuário. Preenchido o cadastro o sistema enviará um link de ativação para o endereço de e-mail, basta clicar e ativar o cadastro.

Visita ao Detran

O terceiro passo é fazer uma visita ao Detran para confirmar os dados, e dessa não tem como escapar, a menos que a pessoa opte por fazer uso do certificado digital (o que é pago). Cada Detran terá autonomia para cobrar ou não pela CNH digital.

Outras vantagens do aplicativo

O aplicativo trará outras vantagens além da CNH digital. Ele também permitirá a consulta de pontuação e a proximidade do vencimento da carteira. A versão digital também servirá quando o motorista precisar apresentar documento original com fotografia.

Baixar aplicativo Bolsa Família te ajuda a acompanhar o benefício
O banco Caixa Econômica Federal desenvolveu 7 aplicativos distintos para facilitar o atendimento de serviços mais procurados. Entre eles o aplicativo Bolsa Família, que...
Seu contrato habitacional no celular
Os serviços que antes era preciso ir até a agencia do banco, agora estão na palma da sua mão. Cada vez mais os aplicativos para celular estão trazendo praticidade para a...
Como ativar modo noturno em apps de redes sociais
Saiba como economizar bateria do celular de uma maneira bem fácil, aplicando o fundo escuro, em preto no Instagram, Telegram, Twitter e Youtube. Com isso vai tornar a...
Consulta do FGTS pelo app
Para facilitar a vida do trabalho, a Caixa lançou um nova versão de APP exclusivo para FGTS, como ele é possível consultar o valor disponível para Saque Imediato, os canais...
6 dicas de como usar o Waze e desbravar os mapas
As férias de verão são perfeitas para se divertir com a sua família e amigos - e não para ficar parado no trânsito. Por isso, o Waze, aplicativo de navegação gratuito e em...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...