buscar

Talos, o primeiro robô

Hoje com o avanço da tecnologia, vemos diversos equipamentos fazendo ações que até então nunca sequer imaginávamos que veríamos fazer algum dia. Muitas vezes, esses equipamentos sequer eram pensados a décadas atrás.

Tecnologia
4 meses atrás
Talos, o primeiro robô

Mas você já imaginou como foi feito o primeiro robô da história. Bem, de acordo com a mitologia grega, não foi nenhuma grande empresa como Google, Microsoft ou IBM que desenvolveu o primeiro robô, mas sim um Deus. E é assim que se dá início a história de Talos, o primeiro robô.

História de Talos

A história começa quando Hefesto, o Deus da tecnologia, criou um sistema de defesa extremamente engenhoso para o rei Minos na Ilha de Creta, onde havia muitos invasores constantemente.

Foi então que Hefesto construiu um homem gigantesco feito de bronze, com uma força sobrenatural e alimentado por ichor (fluído da vida dos deuses). Com todas essas características, nascia assim então Talos, o primeiro robô.

A tarefa de Talos era simples: Ele daria três voltas pelo perímetro da Ilha de Creta por dia e, quando alguma embarcação chegasse perto, o mesmo arremessaria uma pedra gigante em direção a mesma. Caso alguém conseguisse sobreviver e fosse nadando até a terra firme, Talos pegava essa pessoa e a esmagava em seu peito superaquecido, fazendo com que o invasor morresse na hora. Mas o que todos não imaginavam era que Talos possuía uma vida interna.

O gigante Talos representava como um jovem nu e alado, armado com uma pedra. Didracma de prata de Festos, Creta (c. 300 / 280-270 aC)
O gigante Talos representava como um jovem nu e alado, armado com uma pedra. Didracma de prata de Festos, Creta (c. 300 / 280-270 aC)

Até que em um dia, uma tripulação molhada, desarrumada e suja composta por Jasão, Medeia e os argonautas atracou na costa da Ilha de Creta para descansar. Eles sabiam da existência de Talos, mas encontraram um lugar escondido onde tentaram ancorar, mas o robô os viu antes.

Enquanto Talos se aproximava, a feiticeira Medeia viu um parafuso no tornozelo do mesmo, traçando assim um inteligente plano: Medeia lhe ofereceu a vida eterna em troca da remoção do parafuso e, Talos sem a consciência de ser uma máquina e com o coração tocado aceitou a proposta. Com o parafuso removido por Jasão, o ichor de Talos começou a vazar e o robô perdeu sua vida. Se encerrou assim a história do primeiro robô da humanidade de acordo com a mitologia grega.

Legado de Talos

De Histórias de deuses e heróis (1920) por Bulfinch Thomas Bulfinch com ilustrações coloridas desenhadas por Sybil Tawse
De Histórias de deuses e heróis (1920) por Bulfinch Thomas Bulfinch com ilustrações coloridas desenhadas por Sybil Tawse

Se a história de Talos, que ocorreu há hipoteticamente 700 a.c, é verdadeira ou não, nunca iremos saber. Afinal, estamos falando de um conto retratado pela mitologia grega.

O que sabemos é que a história de Talos serviu como um grande impulso para os engenheiros gregos pensarem em outros artefatos robotizados como empregados robóticos e pássaros robotizados. A tecnologia a época não os permitia realizar tais invenções, mas as ideias já começaram a serem plantadas.

Cratera de Talos, exibida no Museu Nacional de Jatta em Ruvo di Puglia, pintando 430-420 aC (foto: TONIODELBARRIO6464 / wikimedia)
Cratera de Talos, exibida no Museu Nacional de Jatta em Ruvo di Puglia, pintando 430-420 aC (foto: TONIODELBARRIO6464 / wikimedia)

De fato, pode até ser que Talos não tenha existido na vida real, mas sua presença no imaginário das pessoas, principalmente dos gregos, se fez de tamanha importância que Talos pode não ter sido o primeiro robô construído, mas com toda certeza o primeiro idealizado e o ponto de partida para tudo que conhecemos hoje dessa área.

*Com informações do TED e Wiki.

Conheça o sistema de pagamentos Pix
Nesta quarta-feira (dia 19), o Banco Central anunciou a criação de uma modalidade de pagamento instantânea, que permite que qualquer transação seja realizada em um...
Conheça o app do CNPq
Para ajudar nos incentivos as pesquisas científicas, ainda em 1951, foi fundado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde então, o órgão...
Android: desativando a sobreposição de tela
Ja sabemos que a versão mais usada é o Android 6.0, o Marshmallow, ainda que já estejam acontecendo mudanças para versões mais atualizadas e com menos bugs no próprio...
App MedSUS ajuda profissionais de saúde pelo celular
Ter o SUS digitalizado é de suma importância tanto para o paciente quanto para o governo. O paciente terá o acesso a plataforma para agendar consultas e localizar unidades de...
Passe Livre: baixe o app e veja como se cadastrar
O Passe Livre é um programa do Governo Federal onde as pessoas carentes ou que dispõe de alguma necessidade especial possam utilizar o transporte público de forma 100%...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...