buscar
´

Rede 5G é o futuro móvel

O progresso constante da tecnologia é algo fascinante! Não faz muito tempo em que a Internet era uma novidade para todos nós, que a mesma dividia a mesma rede que a dos telefones fixos e, mais recentemente, utilizar a mesma por meio de um aparelho celular. Todas as funcionalidades que a internet nos proporciona hoje eram coisas até então inimagináveis!

Tecnologia
2 semanas atrás
Rede 5G é o futuro móvel

Mas como dissemos antes, este progresso é constante e, em uma nova etapa deste progresso, a bola da vez é a chegada de uma rede que o nome pode soar familiar, mas que sua importância vai muito além de uma conexão mais rápida: O 5G.

Evolução do 4G

Em 2010, começava a chegar ao mundo a internet móvel de quarta geração (4G). Sua velocidade muito maior do que a antiga (3G) fazia com que as pessoas buscassem aparelhos que suportassem a tecnologia tamanha a diferença de ambas as redes.

O tempo passou e, embora o 4G continue rápido, chegou a hora de rumar para uma nova rede aonde a velocidade seja ainda maior. Consequentemente, o nome que sucede o 4G é o 5G (quinta geração).

Para se ter uma ideia do aumento de velocidade, o 5G pode atingir taxas de até 10 GBps de download, algo em torno de 20 a 30 vezes mais rápido que o 4G.

Em 2014, o GSMA (organização internacional formada por mais de 1200 operadoras de rádio, internet e telefonia móvel) implantou algumas regras para o desenvolvimento do 5G, entre elas de que as redes 5G deveriam consumir 90% menos de energia do que as 4G, o número de aparelhos conectados por área devem ser 50 a 100 vezes maior que o atua, devem ser realizados aumentos drásticos na duração da bateria de dispositivos rádio receptores e os tempos de conexão entre aparelhos móveis devem ser inferiores a 5 ms (milissegundos), face à latência de 30 ms das redes 4G.

Como funciona?

As redes 5G funcionam por meio de ondas de rádio, assim como as gerações anteriores, porém com um espectro bem maior do que os anteriores, ficando entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 GHz.

No 5G haverá uma tecnologia muito interessante nas torres, pois as mesmas não irão distribuir o sinal para todos os lados, mas sim focalizar exclusivamente aonde a mesma for requisitada.

A “nova energia elétrica”?

Calma, não leve ao pé da letra essa afirmação! Mas pelou menos é dessa forma que a maior parte das empresas de telefonia móvel enxergam a chegada do 5G ao mundo, como se fosse uma revolução tão grandiosa como a invenção da energia elétrica. Mas qual a razão para tamanhas expectativas?

Com a chegada do 5G, a expectativa é de que os aparelhos que comportem a banda possam se comunicar entre si de forma mais ágil e de que estejam sempre interligados uns com os outros, indo desde o smartphone até mesmo o carro ao qual está sendo dirigido.

A velocidade é tão grande que, para se ter ideia, um carro em movimento consegue acionar o sistema de freios ao entrar em contato com o smartphone de um pedestre que provavelmente seria atropelado, ajudando assim a evitar um acidente devido a altíssima velocidade e as informações transmitidas entre os dispositivos.

Em um exemplo mais prático, sua geladeira caso tenha a rede 5G poderá te avisar quais alimentos faltam na mesma e te recordar por meio de seu celular o que comprar. Incrível, não?

Quando chega?

Está ansioso para a chegada do 5G? Pois pode esperar um pouco mais para a chegada do mesmo (principalmente em terras tupinambás).

Já existem alguns lugares no mundo aonde estão começando a utilizar a rede 5G, como na China por exemplo, mas a previsão dos testes se intensificarem no mundo é do começo de 2020, enquanto a tecnologia só estaria disponível em meados de 2025.

Mas enquanto a tecnologia ainda está em testes, as empresas do ramo já vão preparando o terreno. A Samsung já produziu celulares compatíveis com a tecnologia 5G e as empresas de telefonia estão começando a realizar investimentos na rede, algo que pode chegar a 500 bilhões de euros, dando-se um investimento gigante para alcances ainda maiores.

*Com informações do Olhar Digital, Wiki e BBC.

Baixar aplicativo Bolsa Família te ajuda a acompanhar o benefício
O banco Caixa Econômica Federal desenvolveu 7 aplicativos distintos para facilitar o atendimento de serviços mais procurados. Entre eles o aplicativo Bolsa Família, que...
Seu contrato habitacional no celular
Os serviços que antes era preciso ir até a agencia do banco, agora estão na palma da sua mão. Cada vez mais os aplicativos para celular estão trazendo praticidade para a...
Como ativar modo noturno em apps de redes sociais
Saiba como economizar bateria do celular de uma maneira bem fácil, aplicando o fundo escuro, em preto no Instagram, Telegram, Twitter e Youtube. Com isso vai tornar a...
Consulta do FGTS pelo app
Para facilitar a vida do trabalho, a Caixa lançou um nova versão de APP exclusivo para FGTS, como ele é possível consultar o valor disponível para Saque Imediato, os canais...
6 dicas de como usar o Waze e desbravar os mapas
As férias de verão são perfeitas para se divertir com a sua família e amigos - e não para ficar parado no trânsito. Por isso, o Waze, aplicativo de navegação gratuito e em...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...