´

Raspberry Pi 4 deve revolucionar a forma como as pessoas usam computadores

O futuro da humanidade caminha em uma vertente onde tudo tem a tendência de se tornar eletrônico. As inovações que as tecnologias nos proporcionam são cada vez mais incríveis, nos fazendo sempre imaginar qual será o próximo passo.

Tecnologia
3 meses atrás
Raspberry Pi 4 deve revolucionar a forma como as pessoas usam computadores

Até algumas décadas atrás, temos fotos de computadores imensos utilizados pela NASA, computadores estes que podiam muitas vezes ocupar o uma sala em sua totalidade. Mas o tempo passou e, por incrível que pareça, hoje podemos ter um computador em uma única placa que realiza funções do cotidiano. Apresento a vocês, o Raspberry Pi!

Como surgiu?

Com tudo se tornando cada vez mais dependente da tecnologia, pode parecer muito estranho as crianças que estão acostumadas com este mundo pararem de demonstrar interesse no mundo tecnológico, certo? Não para as crianças inglesas…

De acordo com um estudo realizado na Inglaterra, suas crianças estavam perdendo o interesse pela ciência da computação de forma gradativa. Isso significava que futuras descobertas deste setor demorariam para acontecer cada vez mais devido a falta de profissionais para esta área que demanda tanta atenção no mundo globalizado ao qual estamos inseridos.

Foi então que surgiu a ideia da criação de um computador de dimensões muito pequenas, de baixíssimo custo, que fosse interativo e ainda por cima estimulasse as crianças a se interessarem pela ciência da computação. Foi assim que a Raspberry (framboesa em inglês) nasceu e, no dia 10 de fevereiro de 2012, lançou seu primeiro minicomputador Raspberry Pi.

O que ele faz?

Raspberry Pi em uso
Raspberry Pi em uso

O Raspberry Pi funciona exatamente como um computador normal, porém de forma mais reduzida e com uma forma mais didática de ensinar suas funcionalidades (que não são poucas).

Basta conectar o Pi a um monitor, um mouse e um teclado e já pode começar a usar ele normalmente! Assim como nos computadores convencionais, é possível entrar na internet para realizar as mais diversas tarefas como usar redes sociais, fazer compras entre outros. Editar textos (assim como fazemos no Word) também está entre as funcionalidades.

Também é possível reproduzir conteúdo multimídia através do Raspberry Pi quanto o mesmo é conectado a uma caixa de som. Também é possível assistir vídeos e assistir séries pelo minicomputador. Jogos também podem ser reproduzidos por lá, porém de forma mais limitada.

Mas o diferencial do Raspberry Pi está justamente na parte didática do aprendizado de robótica que vem inserido nele. Por lá, de um jeito muito mais fácil, as crianças são ensinadas a programar robôs para realizarem funções desde sensores até mesmo automatização de funções domésticas.

Onde comprar?

Se você se interessou pelo computador, saiba que é possível encontrar o mesmo em sites como o da Amazon brasileira por 100 reais. Também existem locais físicos aonde podemos encontrar o Raspberry Pi.

Mas vale lembrar que esta é a versão antiga do computador, pois a nova foi lançada recentemente e não possui previsão de chegada por aqui. Aliás, a nova geração chega com 4 GB de memória, chips de processamento mais potentes e com suporte para imagens 4K custando desde 35 a 55 dólares. Nada mal para um computador tão pequeno e com preço tão baixo!

Com case ele fica bonitão

Para quem quer algo mais bonitinho, existem cases à venda também, que deixam tudo mais bonito.

Raspberry Pi 4 Case
Raspberry Pi 4 Case

Raspberry Pi 4 tem até 4 GB de memória RAM e suporte a 4K

O miniPC anunciado pela Pi Foundation chegou em sua nova versão, o Raspberry Pi 4.

O minicomputador integrado traz processador mais poderoso em relação à geração anterior, duas portas HDMI e até 4 GB de memória RAM. Além disso, a placa tem capacidade de reproduzir imagens em 4K, prometendo desempenho para competir com desktops de entrada equipados com processadores x86.

*Com informações do Pi Foundation, Techtudo e Canaltech.

Você vai jogar muito no Apple Arcade, ou não
Se você tem algum aparelho da Apple e utiliza muito os jogos da App Store, deve estar imaginando o quão maravilhoso esse serviço deve ser, a qualidade dos jogos e o principal:...
Como recuperar fotos apagadas no celular
Nos dias atuais, se tornou muito convencional guardar as fotos que tiramos em aparelhos celulares, afinal andamos com eles praticamente o tempo todo. Para pessoas mais habituadas...
Tomb of the Mask: conheça o jogo com os traços do clássico Pac-Man
Tomb of the Mask um jogo cheio de adrenalina, aventura e ação, um jogo arcada num cenário com formato de labirinto verticalizado. Se você gosta de ação e aventura, este game...
Uber EATS aceita entregas de carro, bicicleta e moto
O aplicativo Uber EATS é um dos maiores concorrentes do iFood e do SpoonRocket, e já são mais de 10 milhões de downloads no Google Play. Sem dúvida uma ótima opção de...
Veja como usar o Portal da Transparência
Em tempos onde a corrupção estampa a capa dos jornais e está presente no noticiário de uma maneira que aparenta ser interminável, é importantíssimo escolher bem seus...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...