buscar

PS5: o que esperar da nova geração do Playstation

A espera acabou: Depois de anos de especulação, a Sony finalmente anunciou e lançou a nona geração de seus consoles, sendo esta a quinta do Playstation. Conhecido por Playstation 5 (PS5), o console veio com a tarefa de entregar melhor desempenho aos jogadores e melhores gráficos.

Tecnologia
9 meses atrás
PS5: o que esperar da nova geração do Playstation

Muitas coisas mudaram no aspecto de performance do console, porém o que causou um certo estranhamento em todos foi seu design que, por mais bonito que seja, acabou não sendo nada prático.

Design controverso

É impossível falar do Playstation 5 sem citar seu design pra lá de controverso. Com um estilo mais futurista e prático (finalmente os botões para ligar e ejetar os discos voltaram a ser físicos), o PS5 ganhou sua cor principal como a branca, ficando bastante “clean”, porém com um único fator chamando a atenção mais do que deveria.

 SSD de altíssima velocidade, uma imersão mais profunda com suporte a feedback tátil, gatilhos adaptáveis e áudio 3D
SSD de altíssima velocidade, uma imersão mais profunda com suporte a feedback tátil, gatilhos adaptáveis e áudio 3D

Estamos falando de seu tamanho extremamente avantajado, onde o ps5 conta com 4,5 kg de peso e dimensões de 39 x 10,4 x 26 cm (largura x altura x profundidade). De pé, sua altura é de aproximadamente 27 caixas de jogos empilhadas. O console vem com uma base onde o jogador pode apoiá-lo para deixá-lo em pé (dando ainda mais ênfase em sala altura).

Outro fator que também chama a atenção negativamente é justamente o design em black piano no centro que, por mais bonito que aparente ser, é manchado com extrema facilidade.

Tendo um conector USB normal e um USB-C além da entrada de rede LAN, do HDMI e do conector de energia, o hardware do PS5 também tem lados bons. Seu sistema de ventilação foi retrabalhado, fazendo assim com que os barulhos da ventoinha ficassem bem mais escassos do que em comparação ao Playstation 4.

Joystick redefinido

O joystick, que agora é chamado de DualSense, possui praticamente as mesmas funcionalidades do que o DualShock 4, porém de uma forma redistribuída e com um design renovado.

Com as cores branco e preto, o controle está mais pesado do que seu antecessor, mas não chega a incomodar visto que seu peso está muito bem distribuído. Os botões continuam os mesmos, porém com leves retoques que melhoram suas funcionalidades.

Também é interessante destacar que as texturas utilizadas são da melhor qualidade possível. Inclusive, na textura de trás, olhando bem de perto, é perceptível que a textura é formada pelos símbolos (△,⭘, X, ▢) bem pequenos, fazendo alusão aos botões de comandos clássicos do Playstation.

Nova interface

Logo de cara já é possível perceber que a interface do Playstation 5 está diferente de seu antecessor. Com um aspecto mais limpo e menos bagunçado, achar as funcionalidades está bem mais fácil do que quando comparado com o Playstation 4.

A principal diferença está na organização dos conteúdos. Enquanto o Playstation 4 tinha tudo na mesma fileira, o PS5 possui duas pastas pré-definidas chamadas “Games” e “Media”, onde na primeira ficarão todos os jogos e na segunda funcionalidades de streaming, vídeos, áudios, fotos e mais.

Velocidade de carregamento

As transições e a velocidade de carregamento de telas e também de ligar o console tiveram uma mudança pra lá de incrível, sendo que mesmo com suporta à 4K e games mais pesados, o ps5 se mostra muito mais ágil do que o habitual.

Mas tudo isso não aconteceu como num truque de mágica. A Sony fez uma mudança em seu armazenamento e decidiu que era a hora de trocar seu HD de memória por um SSD, fazendo com que tudo ficasse cada vez mais rápido.

Para se ter uma ideia, jogos como o do Homem Aranha demoram cerca de 1 minuto e 27 segundos para carregarem no PS4, já no PS5 esse tempo cai para absurdos 17 segundos!

Conclusão

No final das contas, o Playstation 5 mostra o quanto a Sony aprendeu com seus erros no Playstation 4. Com um sistema mais moderno, intuitivo, organizado, rápido e prático, o console da Sony cativa por conta de seu excelente desempenho e gráficos até então nunca vistos antes.

É verdade que seu design seja um empecilho para aqueles que tem pouco espaço, mas com certeza a Sony tem consciência disso e já está trabalhando para um lançamento futuro de uma versão slim. Por aqui, o PlayStation 5 chega a partir de 4.199 na versão de mídia digital e 4.699 na versão de mídia física.

Grasshopper é um app do Google que ensina programação para iniciantes
O Grasshopper faz parte da iniciativa "Programe com o Google", um workshop do Google para produtos experimentais, conhecido com a Área 120. O app já funcionava em outros idiomas...
Você sabia que sua internet chega por cabo submarino?
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre o cabo submarino e entender como ele funciona, além disso, tudo o que acontece quando ele transmite um dado de um determinado lugar para...
Uma máquina de lavar pode ser inteligente?
Além de comandá-la por um aplicativo de qualquer lugar que se estiver, as máquinas smart podem economizar mais energia que os modelos tradicionais. Isso porque ela não fica...
Agora você pode visitar o Museu do Louvre online
O site foi projetado para apresentar o museu ao maior número de pessoas em todo o mundo. A plataforma online continuará sendo atualizada à medida que o museu receber novas...
Como consultar o PIS e PASEP pelo aplicativo Caixa Trabalhador
No próprio app também é possível fazer uma simulação do valor do Abono Salarial acessando a opção da calculadora, depois é só informar o salário mensal e a quantidade...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...