buscar
´

Passe Livre: baixe o app e veja como se cadastrar

O Passe Livre é um programa do Governo Federal onde as pessoas carentes ou que dispõe de alguma necessidade especial possam utilizar o transporte público de forma 100% gratuita. Além disso, também existe o Passe Livre para estudantes de escolas/universidades públicas.

Tecnologia
6 meses atrás
Passe Livre: baixe o app e veja como se cadastrar

Muitas pessoas que se encontram nestas situações desconhecem ter o benefício de poder utilizar o transporte público gratuitamente. Para isso, foi lançado o app do Passe Livre especialmente para as pessoas que se enquadram nas categorias de carentes ou com deficiência.

Fazer cadastro, login e renovação

Todas as pessoas comprovadamente carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício, que é a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem.
A definição de deficiência é estabelecida pelo Decreto nº 3.298/1999.

Você também pode solicitar o seu Passe Livre pela Internet. Para isso, precisa ter em mãos o número do seu CPF, dos seus familiares e/ou acompanhante e os seus documentos escaneados ou fotografados.
Você também pode solicitar o seu Passe Livre pela Internet. Para isso, precisa ter em mãos o número do seu CPF, dos seus familiares e/ou acompanhante e os seus documentos escaneados ou fotografados.

Em um computador na sua casa, na casa de um amigo ou de um parente, e até mesmo em uma lan house, onde você aluga um tempo para usar um computador, deve seguir os seguintes passos:

  1. Para começar, clique aqui e acesse o site do cadastro eletrônico de solicitação do Passe Livre, onde haverá um vídeo ensinando o passo a passo para o preenchimento via internet;
  2. Preencha todos os espaços do formulário eletrônico;
  3. Preencha os dados dos seus familiares e, se houver, do seu acompanhante;
  4. Clique em enviar.

Pronto, agora é só aguardar o pedido ser analisado e, quando aprovado, receber o seu PASSE LIVRE.

Utilização do app

O primeiro passo é baixar o aplicativo no seu celular, através do Google Play ou Apple Store.

Para começar a utilizar o aplicativo do Passe Livre, primeiramente você deve fazer seu cadastro no site do Governo Federal. Tendo isso feito, basta agora utilizar seu CPF ou data de nascimento mais a senha e você terá acesso a tudo que o aplicativo dispõe.

Após isso, você poderá entrar em quatro menus disponíveis, sendo eles os Dados cadastrais e o “Entre em contato” para caso haja alguma dúvida ou algum problema na hora de utilizar o mesmo.

O menu que se mostra mais importante é o “Requerer benefício”, pois é através do mesmo que você pode ver se você está elegível para ter o benefício e também passar por todas as etapas para aderir o mesmo. Processos como a coleta dos dados socioeconômicos e familiares, o envio da foto do beneficiado, de seus documentos e de seus atestados estão disponíveis todos por meio do app.

Este é um processo que envolve várias aprovações, então por isso também existe o menu “Consultar processo” para que o indivíduo possa ver como anda o seu requerimento.

O aplicativo

O aplicativo em si não tem grandes funções extremamente complexas de se executar, resultando então em um peso de 7,4 megabytes para o mesmo, sendo que ele já foi baixado por mais de 50 mil usuários.

Os erros de problemas com o envio das fotos ocorrem, mas não são tão frequentes quanto os de dificuldade em consultar o status do processo. Muito por conta disso, o app recebeu a nota de 3,2 de 5 na Play Store.

O que se percebe é que a utilização do app ainda é muito baixa, vide o número de downloads na Play Store e, com erros normais porém desgastantes, o processo para ajudar a espalhar o aplicativo do Passe Livre pode ser muito mais trabalhoso do que se imagina.

*Com informações do Portal Passe Livre, Planalto e Gov.br.

Por dentro do X, o lado secreto da Google
Google X. Você já ouviu falar desse projeto? Se não, é melhor iniciarmos este artigo deixando claro que o antigo “Google X” agora é chamado apenas de “X”, e que não...
Divórcios do futuro serão intermediados por robôs
A inteligência artificial pode ajudar a resolver vários problemas, mas se tem algo que os programadores ainda não descobriram é como instaurar as emoções em algoritmos, e...
Diga adeus ao Segway
E com um número de vendas tão baixo para um produto tão alto, o resultado não poderia ser outro: A Ninebot anunciou que não fabricará mais o Segway PT, o Segway SE-3...
Facebook tem novo emoji e reação de ‘abraço à distância’
Está difícil abraçar os amigos de longe nestes últimos dias né? Estamos obrigados a ficarmos longe das pessoas que adoramos, mas o Facebook está planejando deixar você mais...
É assim que se cadastra e usa o App Bolsa Família
Sendo aprovado como lei em 2004, o Programa Bolsa Família desde então vem ajudando muitos brasileiros que vivem em condições de pobreza e extrema pobreza a terem ao menos um...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...