buscar
´

Passe Livre: baixe o app e veja como se cadastrar

O Passe Livre é um programa do Governo Federal onde as pessoas carentes ou que dispõe de alguma necessidade especial possam utilizar o transporte público de forma 100% gratuita. Além disso, também existe o Passe Livre para estudantes de escolas/universidades públicas.

Tecnologia
9 meses atrás
Passe Livre: baixe o app e veja como se cadastrar

Muitas pessoas que se encontram nestas situações desconhecem ter o benefício de poder utilizar o transporte público gratuitamente. Para isso, foi lançado o app do Passe Livre especialmente para as pessoas que se enquadram nas categorias de carentes ou com deficiência.

Fazer cadastro, login e renovação

Todas as pessoas comprovadamente carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício, que é a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem.
A definição de deficiência é estabelecida pelo Decreto nº 3.298/1999.

Você também pode solicitar o seu Passe Livre pela Internet. Para isso, precisa ter em mãos o número do seu CPF, dos seus familiares e/ou acompanhante e os seus documentos escaneados ou fotografados.
Você também pode solicitar o seu Passe Livre pela Internet. Para isso, precisa ter em mãos o número do seu CPF, dos seus familiares e/ou acompanhante e os seus documentos escaneados ou fotografados.

Em um computador na sua casa, na casa de um amigo ou de um parente, e até mesmo em uma lan house, onde você aluga um tempo para usar um computador, deve seguir os seguintes passos:

  1. Para começar, clique aqui e acesse o site do cadastro eletrônico de solicitação do Passe Livre, onde haverá um vídeo ensinando o passo a passo para o preenchimento via internet;
  2. Preencha todos os espaços do formulário eletrônico;
  3. Preencha os dados dos seus familiares e, se houver, do seu acompanhante;
  4. Clique em enviar.

Pronto, agora é só aguardar o pedido ser analisado e, quando aprovado, receber o seu PASSE LIVRE.

Utilização do app

O primeiro passo é baixar o aplicativo no seu celular, através do Google Play ou Apple Store.

Para começar a utilizar o aplicativo do Passe Livre, primeiramente você deve fazer seu cadastro no site do Governo Federal. Tendo isso feito, basta agora utilizar seu CPF ou data de nascimento mais a senha e você terá acesso a tudo que o aplicativo dispõe.

Após isso, você poderá entrar em quatro menus disponíveis, sendo eles os Dados cadastrais e o “Entre em contato” para caso haja alguma dúvida ou algum problema na hora de utilizar o mesmo.

O menu que se mostra mais importante é o “Requerer benefício”, pois é através do mesmo que você pode ver se você está elegível para ter o benefício e também passar por todas as etapas para aderir o mesmo. Processos como a coleta dos dados socioeconômicos e familiares, o envio da foto do beneficiado, de seus documentos e de seus atestados estão disponíveis todos por meio do app.

Este é um processo que envolve várias aprovações, então por isso também existe o menu “Consultar processo” para que o indivíduo possa ver como anda o seu requerimento.

O aplicativo

O aplicativo em si não tem grandes funções extremamente complexas de se executar, resultando então em um peso de 7,4 megabytes para o mesmo, sendo que ele já foi baixado por mais de 50 mil usuários.

Os erros de problemas com o envio das fotos ocorrem, mas não são tão frequentes quanto os de dificuldade em consultar o status do processo. Muito por conta disso, o app recebeu a nota de 3,2 de 5 na Play Store.

O que se percebe é que a utilização do app ainda é muito baixa, vide o número de downloads na Play Store e, com erros normais porém desgastantes, o processo para ajudar a espalhar o aplicativo do Passe Livre pode ser muito mais trabalhoso do que se imagina.

*Com informações do Portal Passe Livre, Planalto e Gov.br.

Você já conhece o Banggood? Ele é o concorrente do AliExpress
A Banggood se tornou a maior concorrente da AliExpress, mas ao contrário do AliExpress, a Banggood não segue um modelo de marketplace, mas o de uma loja de comércio eletrônico...
Conheça o Google Family Link e tenha hábitos digitais saudáveis
Para os usuários, o Family Link é um aplicativo que ainda apresenta falhas, mas que no geral cumpre com os requisitos solicitados. Com mais de 10 milhões de downloads por todo...
Jogar Among Us é a nova graça
Além de ser um jogo extremamente divertido e desafiador, o Among Us nos mostrou que não é preciso ter gráficos maravilhosos ou jogabilidade de primeira para fazer sucesso,...
Eleições 2020: você poderá justificar voto pelo e-Título
Nesta quarta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a liberação de uma novidade importante no aplicativo e-Título, agora através do celular ou tablet o...
Dá pra recuperar dados do HD Externo
Essas ferramentas de recuperação de dados evitam muitos problemas depois que excluímos acidentalmente alguns arquivos importantes ou não realizamos backups antes de formatar...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...