buscar
´

Passagens aéreas devem ser mais baratas com avião elétrico

Uma viagem de avião nos possibilita chegar a lugares distantes em um curto período de tempo quando comparado com os demais meios de transporte. Existem pessoas que adoram a sensação de estar a bordo de uma aeronave, assim como também existem as que não conseguem nem pensar em embarcar no mesmo. O fato é que o avião revolucionou o mundo dos meios de transporte e, pelo visto, continuará revolucionando.

Tecnologia
2 anos atrás
Passagens aéreas devem ser mais baratas com avião elétrico

Se já existe a moda no setor automobilístico mundial dos veículos aderirem aos motores elétricos, por que as aeronaves também não podem adotar tal tecnologia? Pensando nisso, a empresa israelense Eviation decidiu criar um avião elétrico visando mais do que a economia de combustível, mas também o barateamento das passagens aéreas.

Eviation Alice

A adesão da tecnologia de motores elétricos e híbridos em aviões não é novidade no mercado. Empresas como a inglesa Rolls-Royce, a francesa Airbus e a brasileira Boeing Brasil (antiga Embraer). Observando o quanto este mercado estava crescendo e ganhando notoriedade, nasceu assim controlada pela israelense RVB Holdings a Eviation, uma fabricante exclusivamente de aviões elétricos.

Eviation Alice - aeronave comercial elétrica
Eviation Alice – aeronave comercial elétrica

Batizando o modelo elétrico de Alice, o modelo é movido de forma totalmente elétrica e utiliza três hélices viradas para trás (sentido contrário ao das turbinas dos aviões convencionais) que funcionam graças a três motores de 335 cv cada e com ligações independentes, fazendo assim com que um ou dois propulsores possam ser desligados em caso de emergência sem que influencie o restante.

Eviation Alice - aeronave comercial elétrica
Eviation Alice – aeronave comercial elétrica

Ainda que utilize motores elétricos, a autonomia é baixa quando comparado com aeronaves movidas a combustível fóssil. Seu alcance é de cerca de 1.040 km de distância a uma velocidade operacional de 480 km/h e máxima de 630 km/h.

Eviation Alice - aeronave comercial elétrica
Eviation Alice – aeronave comercial elétrica

Além de possuir baixa autonomia, a quantidade máxima de passageiros é baixa para um avião comercial, podendo levar até 9 passageiro mais dois tripulantes. O peso máximo a ser carregado pelo avião é de 6,35 tonelados, um valor baixíssimo quando comparado com o Embraer 170, que possui 36 toneladas de peso máximo de decolagem.

Eviation Alice - aeronave comercial elétrica
Eviation Alice – aeronave comercial elétrica

Seu design é completamente de uma aeronave a qual estamos acostumados a ver. Com traços futuristas e as três grandes hélices voltadas para trás, o Alice consegue facilmente se diferenciar no meio dos outros aviões.

Passagem mais barata?

A própria Eviation defende que os altíssimos preços gastos no combustível das aeronaves é um dos principais fatores das passagens aéreas terem um preço tão elevado em muitas ocasiões.

De acordo com as pesquisas realizadas pela MagniX (fornecedora dos motores), o Eviation Alice terá um custo médio de abastecimento de cerca de 30 a 40 reais, enquanto por exemplo um Cessna Caravan (aeronave de porte similar) gasta cerca de 1.500 reais em querosene de aviação.

Eviation Alice - aeronave comercial elétrica
Eviation Alice – aeronave comercial elétrica

Esta diferença de preço de 1460 reais representa algo em torno de 97% de economia no valor final do combustível, economia esta que pode ser revertida em passagens mais baratas visto que o maior custo das companhias aéreas está justamente no abastecimento de suas aeronaves.

Qual o futuro da Eviation?

Se você pensou que o Eviation Alice será apenas um daqueles protótipos malucos com idéias extremamente complexas de serem postas em prática, você está enganado (e muito)!

Eviation Alice - aeronave comercial elétrica
Eviation Alice – aeronave comercial elétrica

A companhia americana Cape Air realizou uma encomenda aos israelenses de “dois dígitos”, indicando assim que os mesmos acreditam no potencial do Alice e de que o futuro da aviação possa estar nos aviões movidos a energia elétrica, preterindo o combustível fóssil.

Eviation Alice - aeronave comercial elétrica
Eviation Alice – aeronave comercial elétrica

Se os aviões da Eviation irão vingar no mundo dos aviões comerciais, isso só o tempo dirá. Por ora, nos resta esperar para ver como estas unidades produzidas para a Cape Air irão se sair quando estiverem ativas no mercado, claramente com todos torcendo para que a revolução no setor da aviação esteja cada vez mais próximo.

Grasshopper é um app do Google que ensina programação para iniciantes
O Grasshopper faz parte da iniciativa "Programe com o Google", um workshop do Google para produtos experimentais, conhecido com a Área 120. O app já funcionava em outros idiomas...
Você sabia que sua internet chega por cabo submarino?
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre o cabo submarino e entender como ele funciona, além disso, tudo o que acontece quando ele transmite um dado de um determinado lugar para...
Uma máquina de lavar pode ser inteligente?
Além de comandá-la por um aplicativo de qualquer lugar que se estiver, as máquinas smart podem economizar mais energia que os modelos tradicionais. Isso porque ela não fica...
Agora você pode visitar o Museu do Louvre online
O site foi projetado para apresentar o museu ao maior número de pessoas em todo o mundo. A plataforma online continuará sendo atualizada à medida que o museu receber novas...
Como consultar o PIS e PASEP pelo aplicativo Caixa Trabalhador
No próprio app também é possível fazer uma simulação do valor do Abono Salarial acessando a opção da calculadora, depois é só informar o salário mensal e a quantidade...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...