´

O que é o sensor Time-of-Flight

Os smartphones são os aparelhos que mais evolui rapidamente em tecnologia, agora alguns celulares já estão sendo desenvolvidos com um sensor time-of-flight, que capturar a profundidade no sentido de medir a posição dos objetos em uma cena e descobrir onde eles estão em um espaço 3D em tempo real.

Tecnologia
1 mês atrás
O que é o sensor Time-of-Flight

É comum encontrar os sensores TOF, como são chamados, em estudos topográficos, drones e na robótica. E também já vem sendo usado na segunda geração do Kinect da Microsoft.

A previsão é que a Apple comece aderir essa nova especialidade no próximo ano. O LG G8 ThinQ já tem um sensor TOF na câmera frontal para ajudar na tecnologia de leitura da palma da mão que desbloqueia o dispositivo, já o Samsung Galaxy S10 comum não possui um sensor TOF, mas a versão 5G sim.

Saiba como funciona

Oppo R17 Pro
Oppo R17 Pro

Os sensores TOF funciona como feixes de luz igual a um radar, e sabe o quão longe está um objeto, através do tempo que a luz demora para retornar. Deste modo, ele mapeando a cena em 3D.

Basicamente é como a câmera TrueDepth, encontrada na parte da frente dos últimos iPhones, porém a única diferença é que elas são capazes de mapear mais pontos em uma área maior.

O resultado do mapa de três dimensões é conhecido como imagem de extensão, produzido a partir da velocidade da luz de 299.792.458 metros por segundo, fazendo a captura acontece em 60 fps (frames-per-second). O jato de luz na hora do disparo é imperceptível, pois tudo acontece em um espectro de luz infravermelha.

Na verdade o time-of-flight não chega ser muito diferente da tecnologia Lidar que encontramos em alguns dos carros autônomos, só que nesse caso são utilizados lasers para escanear o ambiente ao redor, em vez da luz infravermelha.

Smartphones com câmera ToF

  • Huawei P30 Pro – Junto com outras três câmeras na traseira;
  • Huawei Honor View 20 – Junto com mais uma única câmera traseira;
  • Samsung Galaxy S10 5G – Também com outras três lentes;
  • Samsung Galaxy A80 – Junto com mais duas lentes no módulo giratório para servir como câmera frontal;
  • LG G8S ThinQ – trouxe o recurso junto com as câmeras frontais, para reconhecimento facial e biométrico da palma da mão;
  • Oppo R17 Pro – Com outras duas lentes na traseira.

Porque escolher os smartphone com função TOF?

Com ele é possível melhorar muito a qualidade das fotos em diversos fatores, primeiro que, saber o quão longe estão os objetos ajuda colocar em foco com mais precisão tudo que estiver em uma cena. Além disso, efeitos como Retrato e Fundo Desfocado podem ser aplicados com mais qualidade e flexibilidade.

Os sensores TOF também podem ajudar na baixa luminosidade, que é a maior dificuldade dos smartphones. Enquanto a câmera tanta focar em uma paisagem noturna, os sensores fornece informação da profundidade dos objetos que não estão iluminados corretamente.

Com os sensores time-of-flight, os aplicativos AR serão capazes de criar cenas com realidade aumentada, já que as partes geradas por computador ficarão mapeadas corretamente no espaço 3D.
Outra coisa que o sensor TOF pode fornecer, é o suporte para gestos, de forma similar com que o chip Soli deve fazer no Pixel 4.

Toda essa tecnologia não funciona sozinho, as técnicas de processamento de imagens junto com a capturas por outras lentes que compõem a câmera, podem se unir com as informações vindas desse sensor, tornando as fotos mais detalhada e nítida.
Entretanto, não sabemos se essa tecnologia realmente já entrará presente na próxima geração do Google Pixel e dos iPhones. No entanto, vale a pena saber quais serão as funcionalidades utilizadas pelas fabricantes, assim como quase todas as outras especificações do seu smartphone.

*Com informações do Gizmodo e Wiki.

Você vai jogar muito no Apple Arcade, ou não
Se você tem algum aparelho da Apple e utiliza muito os jogos da App Store, deve estar imaginando o quão maravilhoso esse serviço deve ser, a qualidade dos jogos e o principal:...
Como recuperar fotos apagadas no celular
Nos dias atuais, se tornou muito convencional guardar as fotos que tiramos em aparelhos celulares, afinal andamos com eles praticamente o tempo todo. Para pessoas mais habituadas...
Tomb of the Mask: conheça o jogo com os traços do clássico Pac-Man
Tomb of the Mask um jogo cheio de adrenalina, aventura e ação, um jogo arcada num cenário com formato de labirinto verticalizado. Se você gosta de ação e aventura, este game...
Uber EATS aceita entregas de carro, bicicleta e moto
O aplicativo Uber EATS é um dos maiores concorrentes do iFood e do SpoonRocket, e já são mais de 10 milhões de downloads no Google Play. Sem dúvida uma ótima opção de...
Veja como usar o Portal da Transparência
Em tempos onde a corrupção estampa a capa dos jornais e está presente no noticiário de uma maneira que aparenta ser interminável, é importantíssimo escolher bem seus...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...