buscar
´

O que é o sensor Time-of-Flight

Os smartphones são os aparelhos que mais evolui rapidamente em tecnologia, agora alguns celulares já estão sendo desenvolvidos com um sensor time-of-flight, que capturar a profundidade no sentido de medir a posição dos objetos em uma cena e descobrir onde eles estão em um espaço 3D em tempo real.

Tecnologia
4 meses atrás
O que é o sensor Time-of-Flight

É comum encontrar os sensores TOF, como são chamados, em estudos topográficos, drones e na robótica. E também já vem sendo usado na segunda geração do Kinect da Microsoft.

A previsão é que a Apple comece aderir essa nova especialidade no próximo ano. O LG G8 ThinQ já tem um sensor TOF na câmera frontal para ajudar na tecnologia de leitura da palma da mão que desbloqueia o dispositivo, já o Samsung Galaxy S10 comum não possui um sensor TOF, mas a versão 5G sim.

Saiba como funciona

Oppo R17 Pro
Oppo R17 Pro

Os sensores TOF funciona como feixes de luz igual a um radar, e sabe o quão longe está um objeto, através do tempo que a luz demora para retornar. Deste modo, ele mapeando a cena em 3D.

Basicamente é como a câmera TrueDepth, encontrada na parte da frente dos últimos iPhones, porém a única diferença é que elas são capazes de mapear mais pontos em uma área maior.

O resultado do mapa de três dimensões é conhecido como imagem de extensão, produzido a partir da velocidade da luz de 299.792.458 metros por segundo, fazendo a captura acontece em 60 fps (frames-per-second). O jato de luz na hora do disparo é imperceptível, pois tudo acontece em um espectro de luz infravermelha.

Na verdade o time-of-flight não chega ser muito diferente da tecnologia Lidar que encontramos em alguns dos carros autônomos, só que nesse caso são utilizados lasers para escanear o ambiente ao redor, em vez da luz infravermelha.

Smartphones com câmera ToF

  • Huawei P30 Pro – Junto com outras três câmeras na traseira;
  • Huawei Honor View 20 – Junto com mais uma única câmera traseira;
  • Samsung Galaxy S10 5G – Também com outras três lentes;
  • Samsung Galaxy A80 – Junto com mais duas lentes no módulo giratório para servir como câmera frontal;
  • LG G8S ThinQ – trouxe o recurso junto com as câmeras frontais, para reconhecimento facial e biométrico da palma da mão;
  • Oppo R17 Pro – Com outras duas lentes na traseira.

Porque escolher os smartphone com função TOF?

Com ele é possível melhorar muito a qualidade das fotos em diversos fatores, primeiro que, saber o quão longe estão os objetos ajuda colocar em foco com mais precisão tudo que estiver em uma cena. Além disso, efeitos como Retrato e Fundo Desfocado podem ser aplicados com mais qualidade e flexibilidade.

Os sensores TOF também podem ajudar na baixa luminosidade, que é a maior dificuldade dos smartphones. Enquanto a câmera tanta focar em uma paisagem noturna, os sensores fornece informação da profundidade dos objetos que não estão iluminados corretamente.

Com os sensores time-of-flight, os aplicativos AR serão capazes de criar cenas com realidade aumentada, já que as partes geradas por computador ficarão mapeadas corretamente no espaço 3D.
Outra coisa que o sensor TOF pode fornecer, é o suporte para gestos, de forma similar com que o chip Soli deve fazer no Pixel 4.

Toda essa tecnologia não funciona sozinho, as técnicas de processamento de imagens junto com a capturas por outras lentes que compõem a câmera, podem se unir com as informações vindas desse sensor, tornando as fotos mais detalhada e nítida.
Entretanto, não sabemos se essa tecnologia realmente já entrará presente na próxima geração do Google Pixel e dos iPhones. No entanto, vale a pena saber quais serão as funcionalidades utilizadas pelas fabricantes, assim como quase todas as outras especificações do seu smartphone.

*Com informações do Gizmodo e Wiki.

O futuro da energia solar
Que as fontes de energia sustentáveis são a melhor opção para a geração da mesma isso todos nós sabemos. Sua fácil forma de obtenção e principalmente a certeza de que...
ID estudantil, o app que serve como carteira de estudante digital
Nesta segunda-feira, dia 25, o Ministério da Educação lançou o aplicativo ID Estudantil, que tem como função criar uma espécie de carteira de estudante virtual para...
As informações que você precisa sobre Seguro-Desemprego, PIS e Abono Salarial estão nesse app
Com vários benefícios liberados pelo Banco Caixa Econômica Federal, a mesma resolveu desenvolver o aplicativo Caixa Trabalhador, para tornar mais fácil, prático e rápido...
Fazer o download do Skype para celular é uma boa forma de se manter conectado
Hoje as formas de se comunicar com as outras pessoas se diversificam muito quando falamos em internet. Existem um sem fim de aplicativos que permitem as mais variadas maneiras de...
Como mandar sua localização pelo WhatsApp para os amigos
O WhatsApp possui uma função muito útil, que lhe permite mandar a sua localização em tempo real para uma conversa em específico ou grupo. Você pode escolher entre lugares...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...