buscar
´

O que é blockchain?

O mundo das criptomoedas por mais que esteja sendo desvendado com o passar dos tempos, ainda conta com diversos mistérios e funções ocultas que muitas vezes se fazem presentes nas transações, porém de forma imperceptível.

Tecnologia
9 meses atrás
O que é blockchain?

Por mais que o blockchain sempre tenha seu nome automaticamente associado as famigeradas Bitcoins, este sistema pode ir muito além disso, se tornando uma segurança a mais para que não hajam fraudes nas transações de criptomoedas.

O que seria um blockchain?

Embora o mundo das criptomoedas tenha uma linguagem extremamente difícil com explicações muito complexas, o blockchain foge de tudo isso e consegue ser até mesmo relativamente fácil de ser explicado.

O blockchain funciona como uma espécie de registro onde todas as transações ficam registradas por diversos computadores. Ou seja, todas as informações necessárias daquela transferência entre moedas digitais ficam salvas e armazenadas graças a esse sistema.

No âmbito digital, os dados podem ser copiados, alterados ou até mesmo trocados para prejudicar alguém que, muitas das vezes, sequer saberá quem fez isso. A missão do blockchain é justamente fazer com que os dois primeiros itens sejam solucionados e fazer com que as chances de se enganar alguém em uma transferência dizendo que depositou 10 Bitcoins sendo que na verdade depositou apenas 0,01 se torna praticamente nula.

Como surgiu?

Por mais que com o tempo o blockchain tenha desvencilhado sua imagem das criptomoedas, suas raízes estarão para sempre atreladas as mesmas, principalmente das Bitcoins.

A criação do blockchain em 2008 se deu justamente para permitir que o Bitcoin fosse criado. De acordo com o documento de Satoshi Nakamoto (pseudônimo do possível criador do Bitcoin), o blockchain é uma rede que marca todas as transições colocando-as em uma cadeia contínua, ocasionando assim um registo no qual não pode ser alterado sem que seja necessário se modificar todo o sistema.

Como funciona?

O blockchain funciona da seguinte forma: Vamos supor que cada bloco de memória tenha um Hash e que todas as informações de uma transação ficarão guardadas nele. Quando uma segunda transação é realizada, um novo bloco contendo as informações do bloco passado se forma e assim sucessivamente. Por isso do nome ser até mesmo autoexplicativo (blockchain seria algo como cadeia fechada em uma tradução literal).

Por conta desse método, todas as informações de todas as transferências que ocorrem no âmbito das criptomoedas estarão sempre guardadas nos blocos, independente do número de transferências.

Mas não apenas de criptomoedas vive o blockchain. A tecnologia foi considerada tão segura que até mesmo o Banco Central brasileiro já se posicionou a favor da tecnologia que, por sua vez, poderia até mesmo substituir o sistema de transferências interbancárias caso o Brasil enfrente alguma dificuldade que faça a plataforma atual quebrar.

Facebook tem novo emoji e reação de ‘abraço à distância’
Está difícil abraçar os amigos de longe nestes últimos dias né? Estamos obrigados a ficarmos longe das pessoas que adoramos, mas o Facebook está planejando deixar você mais...
É assim que se cadastra e usa o App Bolsa Família
Sendo aprovado como lei em 2004, o Programa Bolsa Família desde então vem ajudando muitos brasileiros que vivem em condições de pobreza e extrema pobreza a terem ao menos um...
NASA deve construir um telescópio gigante no lado oculto da Lua
A proposta é construir um telescópio em uma cratera natural do lado escuro da Lua de 3 a 5 km de diâmetro, através de vários robôs DuAxel, que amarrariam, suspenderiam e...
InYou é um assistente pessoal focado em atividade física, nutrição e equilíbrio emocional
Conseguir manter um equilíbrio da vida profissional e pessoal de maneira saudável é um dos maiores desafios da população. Principalmente em tempos de isolamento social, ter...
Câmera de smartphone chinês fotografa a Terra do espaço
As câmeras dos celulares hoje em dia estão cada vez mais poderosas e impressionantes. Em um espaço de pouco mais de 8 anos, tivemos um salto de câmeras que eram consideradas...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...