´

O que é app em segundo plano e como desativá-los?

Seu celular está consumindo muita bateria ou internet e você não sabe o que fazer? Você pode desativar os apps que operam em segundo plano consumindo sua memória e com isso preservar a duração da bateria, bem como economizar seu plano de dados.

Tecnologia
3 meses atrás
O que é app em segundo plano e como desativá-los?

Com o aumento de apps de smartphones, sobretudo os de redes sociais que mantém uma contínua interação, o consumo de bateria está cada vez mais rápido, levando os usuários a procuram outros aparelhos com duração maior.

App em segundo plano

Acontece que se você não utiliza aplicativos demasiadamente, como de jogos ou edições foto e vídeo, não é necessário estar trocando de aparelho para aumentar a duração da bateria.

Com efeito, você pode fazer a gestão do consumo de bateria e memória dos apps que rodam tanto em primeiro plano como segundo.

O uso correto da memória dos apps

Quando se referimos aos apps em primeiro plano, são aqueles que estão sendo acessados no mesmo momento e que consomem a memória RAM e mais a duração da bateria.

Já quando fechamos a tela dos apps, eles continuam a rodar em segundo plano. Mas alguns usuários cometem o erro de forçar o fechamento manualmente também para preservar o uso da bateria.

Em realidade, esse procedimento pode acabar aumentando o consumo, pois quando os aplicativos estão em segundo plano o uso de memória é baixo e em caso de ativação o processamento é mais rápido e leve do que se iniciar um app do zero.

Um fenômeno parecido acontece com as lâmpadas fluorescentes, as quais se recomendam – dependendo do uso – deixar ligadas para aumentar sua vida útil.

Quanto aos smartphones, é preciso compreender a utilidade da chamada memória cache. Ao contrário da memória RAM, que tem um uso primário, a cache armazena as operações mais recentes em um segundo plano ou temporariamente, a fim de permitir um acesso rápido e com menor processamento da RAM e da bateria.

Deste modo, o recurso de fechar ou forçar parada no iOS ou no Android tem como finalidade apenas finalizar os app que não estão respondendo e impedindo o processamento geral.

Economizando plano de dados

Desativar apps em segundo plano só tem sentido quando queremos economizar o plano de dados, pois, de fato, eles continuam a trafegar dados em baixa velocidade e podem estourar seu plano se for muito limitado.

É claro que os apps utilizarem a internet em segundo plano não é algo de si ruim, pois muitos deles precisam de atualização de conteúdo e emitem notificações importantes, como o WhatsApp.

Mas quando temos um plano de dados que estoura antes de terminar o mês, é caso de avaliar quais apps podem estar desperdiçando seus megabytes e aumentando sua conta desnecessariamente.

Tenha em mente que após restringir o uso de dados em segundo plano de algum app, o mesmo só acessará a internet se você abri-lo. Então selecione bem e com consciência aqueles que podem ficar off line.

Desativação no Android

Para desativar um app no Android é preciso entrar no menu “Configurações”, para depois selecionar o campo “Apps”.

A lista de apps já lhe fornece o uso de dados consumidos, sendo muito útil para avaliar aqueles secundários ou com raro uso mas que consomem bastante.

Ao clicar no app escolhido você deve acessar o campo “Uso de Dados”, onde aparecerá uma chave para ativar ou desativar o item “Dados em segundo plano”.

Pronto, agora você tem o controle de seus apps, bastando seguir esse processo.

Desativação no iPhone

No iPhone o processo é mais simples e completo, pois tem menos etapas e você consegue desativar todos os apps de uma só vez.

Em primeiro lugar você precisará entrar no menu “Ajustes”, para depois acessar o campo “Geral”.

Entre a lista de itens que aparecerá, haverá um próprio com o nome “Atualização em 2º Plano”.

Já na tela seguinte a mensagem abaixo da chave de ativação ou desativação em segundo plano já indica que o processo ajuda “preservar a duração da bateria”.

Assim você pode tanto controlar todos os apps de uma só vez ou apenas ativar ou desativar aqueles que você julgue necessários.

Você vai jogar muito no Apple Arcade, ou não
Se você tem algum aparelho da Apple e utiliza muito os jogos da App Store, deve estar imaginando o quão maravilhoso esse serviço deve ser, a qualidade dos jogos e o principal:...
Como recuperar fotos apagadas no celular
Nos dias atuais, se tornou muito convencional guardar as fotos que tiramos em aparelhos celulares, afinal andamos com eles praticamente o tempo todo. Para pessoas mais habituadas...
Tomb of the Mask: conheça o jogo com os traços do clássico Pac-Man
Tomb of the Mask um jogo cheio de adrenalina, aventura e ação, um jogo arcada num cenário com formato de labirinto verticalizado. Se você gosta de ação e aventura, este game...
Uber EATS aceita entregas de carro, bicicleta e moto
O aplicativo Uber EATS é um dos maiores concorrentes do iFood e do SpoonRocket, e já são mais de 10 milhões de downloads no Google Play. Sem dúvida uma ótima opção de...
Veja como usar o Portal da Transparência
Em tempos onde a corrupção estampa a capa dos jornais e está presente no noticiário de uma maneira que aparenta ser interminável, é importantíssimo escolher bem seus...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...