buscar
´

O que é app em segundo plano e como desativá-los?

Seu celular está consumindo muita bateria ou internet e você não sabe o que fazer? Você pode desativar os apps que operam em segundo plano consumindo sua memória e com isso preservar a duração da bateria, bem como economizar seu plano de dados.

Tecnologia
2 anos atrás
O que é app em segundo plano e como desativá-los?

Com o aumento de apps de smartphones, sobretudo os de redes sociais que mantém uma contínua interação, o consumo de bateria está cada vez mais rápido, levando os usuários a procuram outros aparelhos com duração maior.

App em segundo plano

Acontece que se você não utiliza aplicativos demasiadamente, como de jogos ou edições foto e vídeo, não é necessário estar trocando de aparelho para aumentar a duração da bateria.

Com efeito, você pode fazer a gestão do consumo de bateria e memória dos apps que rodam tanto em primeiro plano como segundo.

O uso correto da memória dos apps

Quando se referimos aos apps em primeiro plano, são aqueles que estão sendo acessados no mesmo momento e que consomem a memória RAM e mais a duração da bateria.

Já quando fechamos a tela dos apps, eles continuam a rodar em segundo plano. Mas alguns usuários cometem o erro de forçar o fechamento manualmente também para preservar o uso da bateria.

Em realidade, esse procedimento pode acabar aumentando o consumo, pois quando os aplicativos estão em segundo plano o uso de memória é baixo e em caso de ativação o processamento é mais rápido e leve do que se iniciar um app do zero.

Um fenômeno parecido acontece com as lâmpadas fluorescentes, as quais se recomendam – dependendo do uso – deixar ligadas para aumentar sua vida útil.

Quanto aos smartphones, é preciso compreender a utilidade da chamada memória cache. Ao contrário da memória RAM, que tem um uso primário, a cache armazena as operações mais recentes em um segundo plano ou temporariamente, a fim de permitir um acesso rápido e com menor processamento da RAM e da bateria.

Deste modo, o recurso de fechar ou forçar parada no iOS ou no Android tem como finalidade apenas finalizar os app que não estão respondendo e impedindo o processamento geral.

Economizando plano de dados

Desativar apps em segundo plano só tem sentido quando queremos economizar o plano de dados, pois, de fato, eles continuam a trafegar dados em baixa velocidade e podem estourar seu plano se for muito limitado.

É claro que os apps utilizarem a internet em segundo plano não é algo de si ruim, pois muitos deles precisam de atualização de conteúdo e emitem notificações importantes, como o WhatsApp.

Mas quando temos um plano de dados que estoura antes de terminar o mês, é caso de avaliar quais apps podem estar desperdiçando seus megabytes e aumentando sua conta desnecessariamente.

Tenha em mente que após restringir o uso de dados em segundo plano de algum app, o mesmo só acessará a internet se você abri-lo. Então selecione bem e com consciência aqueles que podem ficar off line.

Desativação no Android

Para desativar um app no Android é preciso entrar no menu “Configurações”, para depois selecionar o campo “Apps”.

A lista de apps já lhe fornece o uso de dados consumidos, sendo muito útil para avaliar aqueles secundários ou com raro uso mas que consomem bastante.

Ao clicar no app escolhido você deve acessar o campo “Uso de Dados”, onde aparecerá uma chave para ativar ou desativar o item “Dados em segundo plano”.

Pronto, agora você tem o controle de seus apps, bastando seguir esse processo.

Desativação no iPhone

No iPhone o processo é mais simples e completo, pois tem menos etapas e você consegue desativar todos os apps de uma só vez.

Em primeiro lugar você precisará entrar no menu “Ajustes”, para depois acessar o campo “Geral”.

Entre a lista de itens que aparecerá, haverá um próprio com o nome “Atualização em 2º Plano”.

Já na tela seguinte a mensagem abaixo da chave de ativação ou desativação em segundo plano já indica que o processo ajuda “preservar a duração da bateria”.

Assim você pode tanto controlar todos os apps de uma só vez ou apenas ativar ou desativar aqueles que você julgue necessários.

Grasshopper é um app do Google que ensina programação para iniciantes
O Grasshopper faz parte da iniciativa "Programe com o Google", um workshop do Google para produtos experimentais, conhecido com a Área 120. O app já funcionava em outros idiomas...
Você sabia que sua internet chega por cabo submarino?
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre o cabo submarino e entender como ele funciona, além disso, tudo o que acontece quando ele transmite um dado de um determinado lugar para...
Uma máquina de lavar pode ser inteligente?
Além de comandá-la por um aplicativo de qualquer lugar que se estiver, as máquinas smart podem economizar mais energia que os modelos tradicionais. Isso porque ela não fica...
Agora você pode visitar o Museu do Louvre online
O site foi projetado para apresentar o museu ao maior número de pessoas em todo o mundo. A plataforma online continuará sendo atualizada à medida que o museu receber novas...
Como consultar o PIS e PASEP pelo aplicativo Caixa Trabalhador
No próprio app também é possível fazer uma simulação do valor do Abono Salarial acessando a opção da calculadora, depois é só informar o salário mensal e a quantidade...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...