buscar

O futuro da energia solar

Que as fontes de energia sustentáveis são a melhor opção para a geração da mesma isso todos nós sabemos. Sua fácil forma de obtenção e principalmente a certeza de que nunca irá se esgotar ajudam muito no desenvolvimento dessas tecnologias inovadoras.

Tecnologia
2 anos atrás
O futuro da energia solar

E dentre essas fontes renováveis de energia, uma das mais famosas com certeza é a energia solar, que é obtida através do sol. Mesmo sendo uma tecnologia extremamente útil, ainda é de difícil acesso por conta de seu preço e estilo um pouco estranho. Mas afinal, qual o futuro da energia solar no mundo?

A energia solar atualmente

Os painéis solares utilizados para captação de energia já são conhecidos por muitas pessoas. Aquele mesmo design quadrado que além de feio não é nada prático já se tornou corriqueiro quando o assunto vem a tona.

O Sol fornece, em um hora, mais energia à Terra do que toda a humanidade usa em um ano inteiro
O Sol fornece, em um hora, mais energia à Terra do que toda a humanidade usa em um ano inteiro

Também com a entrada dos chineses no mercado, o preço das placas solares deu uma boa abaixada (ainda continua caro e pouco acessível) além de ganharem um aumento importante no armazenamento e absorção, chegando a eficiência de 44,5%.

Como podemos tornar essa energia mais acessível a todos, em todos os lugares?
Como podemos tornar essa energia mais acessível a todos, em todos os lugares?

Marjan Van Aubel e sua missão

Marian Van Aubel é uma designer solar holandesa que vem dedicando sua vida para arrumar um grande erro: Se a eficiência dos painéis solares evoluiu, por que não o seu design?

A holandesa já tinha seu nome consolidado no mundo da arte, com artes exibidas no MoMa, mas sentiu que faltava algo a mais.

“E faltava, até que li o livro ‘Solar Revolution’ em que disse que, em uma hora, recebemos luz solar suficiente para gerar energia no mundo inteiro por um ano. E desde então, percebi que teria que me concentrar na energia solar”, conta a designer.

A designer solar Marjan van Aubel mostra como está transformando objetos comuns, como tampos de mesas e vitrais, em elegantes células solares, e compartilha sua visão de transformar toda e qualquer superfície numa central elétrica.
A designer solar Marjan van Aubel mostra como está transformando objetos comuns, como tampos de mesas e vitrais, em elegantes células solares, e compartilha sua visão de transformar toda e qualquer superfície numa central elétrica.

Diversos estudos foram iniciados por Marian para tentar utilizar as células solares de uma forma onde o design não seja comprometido e ao mesmo tempo seja sustentável. Em alguns de seus estudos, perceberam que a cor vermelha pode armazenar mais energia elétrica do que a azul, por exemplo.

Com isso, foi criada então uma mesa com painéis solares coloridos onde a luz do ambiente carregará a mesa e haverá pontos onde celulares podem ser carregados via USB, e o melhor, 100% com a energia solar.

“Ontem instalamos uma mesa nos escritórios da Stiching Doen em Amsterdã e, neste momento, nossa rainha Máxima (rainha da Holanda) está carregando um celular nessa mesa. É legal” diz Van Aubel completamente orgulhosa pelos rumos que a mesa está tomando.

Algumas janelas também estão sendo projetadas para já virem com as células solares embutidas, mas sem perder o design. “Quero trazer a energia solar para perto das pessoas, mas de uma forma bonita e bem projetada”, completa a designer solar.

O grande projeto

Mas o maior projeto de Marian abrange uma das maiores paixões de toda a Holanda: As flores.

As células solares precisam de ser muito mais bem integradas no ambiente.
As células solares precisam de ser muito mais bem integradas no ambiente.

“Eu estava passeando por Westland, onde existem várias estufas. Lá vi todo esse vidro e pensei: ‘E se integrarmos as células ao vidro solar transparente? E se combinarmos a agricultura tradicional que requer muita energia, à alta tecnologia e as combinamos?”, indagou a holandesa.

Com essa linha de raciocínio, foi criado o Power Plant, uma espécie de estufa com uma tecnologia absorvendo a luz solar e que faz com que a mesma forneça energia para luzes em LED que ajudam no crescimento das plantas em grandes centros urbanos, mais especificamente em cima dos prédios.

O futuro da energia solar está sendo desenvolvido e está em excelentes mãos, mas a maior certeza de tudo isso é que tanto a tecnologia quanto o design dos painéis solares irão se desenvolver!

Grasshopper é um app do Google que ensina programação para iniciantes
O Grasshopper faz parte da iniciativa "Programe com o Google", um workshop do Google para produtos experimentais, conhecido com a Área 120. O app já funcionava em outros idiomas...
Você sabia que sua internet chega por cabo submarino?
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre o cabo submarino e entender como ele funciona, além disso, tudo o que acontece quando ele transmite um dado de um determinado lugar para...
Uma máquina de lavar pode ser inteligente?
Além de comandá-la por um aplicativo de qualquer lugar que se estiver, as máquinas smart podem economizar mais energia que os modelos tradicionais. Isso porque ela não fica...
Agora você pode visitar o Museu do Louvre online
O site foi projetado para apresentar o museu ao maior número de pessoas em todo o mundo. A plataforma online continuará sendo atualizada à medida que o museu receber novas...
Como consultar o PIS e PASEP pelo aplicativo Caixa Trabalhador
No próprio app também é possível fazer uma simulação do valor do Abono Salarial acessando a opção da calculadora, depois é só informar o salário mensal e a quantidade...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...