´

Novo aplicativo Squoosh do Google melhora suas fotos sem precisar fazer o download

Para muita gente reduzir o tamanho de uma foto é um mistério do outro mundo, ao alcance apenas de grandes experts na arte da computação gráfica. Grande engano! Na verdade é algo simples, e que ficou ainda mais fácil com o novo aplicativo Squoosh desenvolvido pelo Google Chrome Labs.

Tecnologia
9 meses atrás
Novo aplicativo Squoosh do Google melhora suas fotos sem precisar fazer o download

Totalmente on-line e gratuito

A utilização do Squoosh é on-line e totalmente gratuita. Ou seja, não é preciso adquirir direito de uso do aplicativo e nem mesmo instalá-lo no seu computador. Basta acessá-lo via Web e trabalhar suas fotos, deixando-as com um tamanho menor de arquivo e sem perder muito a qualidade.

Porque o Squoosh?

O principal motivo para o Google ter desenvolvido o Squoosh é a otimização dos sites, deixando-os mais leves e rápidos para carregar, o que obviamente precisa começar pela redução do tamanho das imagens, mas de uma forma que não prejudique muito a sua qualidade.

Linguagem WebAssembly

O aplicativo está baseado na linguagem de programação WebAssembly, o que há de mais avançado em tecnologia de compressão de imagem. Além de executar um excelente trabalho ao compactar as fotos sem que qualidade seja muito afetada, a sua interface leve e suave permite a utilização mesmo quando o computador estiver processando algum trabalho muito pesado. O mais impressionante, entretanto, é a velocidade incrível que o aplicativo compacta as imagens.

Navegadores e formatos

O Squoosh funciona em qualquer navegador, especialmente o Google Chrome é claro, no qual é possível exportar as fotos para os formatos JPG, PNG, WebP e MozJPEG. Mas curiosamente o Firefox e o Safari permitem ainda mais formatos do que o próprio Chrome, como BMP, TIFF, PDF, GIF, BMP e JPEG2000.

Ferramentas e funcionalidades

A utilização do aplicativo é bastante simples e intuitiva. Para reduzir o tamanho de uma foto basta arrastá-la para a área indicada e começar a configurar a compactação desejada.

Ao lado esquerdo inferior vão aparecer as informações da foto original, inclusive o tamanho do arquivo. Do lado oposto se encontram as ferramentas para trabalhar a imagem, com a indicação do tamanho que o arquivo terá depois de reduzido seu tamanho.

Uma das vantagens desse aplicativo é que mesmo antes da compactação é possível visualizar como a imagem vai ficar. A foto aparecerá com uma linha divisória vertical, mostrando de um lado a foto original e do outro o aspecto que terá depois da compactação. Dessa forma, é possível jogar com o tamanho e a qualidade da imagem sem precisar compactar várias vezes até achar o equilíbrio ideal.

Ativando a opção “Resize” é possível alterar também as dimensões da imagem e escolher a qualidade da compactação, que por default procura preservar a qualidade mínima da foto.

Na opção “Reduce palette” pode-se ainda reduzir o número de cores utilizadas para que a imagem fique ainda mais leve, mas isso diminuirá também a sua qualidade. Com tudo isso já de acordo com a sua necessidade, basta clicar no botão de download e usar a sau foto.

Uma só por vez

Mas como tudo nessa vida, o Squoosh tem um ponto negativo grave: só pode reduzir o tamanho de uma imagem por vez. Se você precisa reduzir várias imagens ao mesmo tempo é pouco provável que vá abandonar seu aplicativo pela ferramenta desenvolvida pelo Google. Mas se o seu uso é esporádico e com poucas fotos, ele poderá ser uma excelente alternativa.

Apps concorrentes

Quem já trabalha com aplicativos como Photoshop dificilmente os substituirá pelo Squoosh, mas o fato é que dentre os aplicativos de uso on-line ele parece ser o melhor do momento.

Existem outros que levam uma certa vantagem, como o ImageResize.org que é capaz de comprimir até 20 imagens ao mesmo tempo, mas que não oferece o recurso da visão prévia de como as fotos ficarão, além de ter uma compactação mais pesada.

O Compressor.io também é uma boa opção, que permite ter uma visão prévia, mas também só compacta uma imagem por vez e tem limite de 10 MB para cada imagem, o que limita um pouco o uso.

Para compactar várias imagens ao mesmo tempo – até 30 arquivos – o ILoveIMG é uma boa opção. Contudo, ele não deixa você escolher o nível de compressão.

Uma outra opção, mas aí já para aplicativo instalado no computador é o RIOT (Radical Image Optimization Tool), para Windows, que permite a visualização prévia e a escolha do nível de compressão como no Squoosh, com a vantagem de poder compactar várias imagens de uma vez. Ele só não é on-line.

Você vai jogar muito no Apple Arcade, ou não
Se você tem algum aparelho da Apple e utiliza muito os jogos da App Store, deve estar imaginando o quão maravilhoso esse serviço deve ser, a qualidade dos jogos e o principal:...
Como recuperar fotos apagadas no celular
Nos dias atuais, se tornou muito convencional guardar as fotos que tiramos em aparelhos celulares, afinal andamos com eles praticamente o tempo todo. Para pessoas mais habituadas...
Tomb of the Mask: conheça o jogo com os traços do clássico Pac-Man
Tomb of the Mask um jogo cheio de adrenalina, aventura e ação, um jogo arcada num cenário com formato de labirinto verticalizado. Se você gosta de ação e aventura, este game...
Uber EATS aceita entregas de carro, bicicleta e moto
O aplicativo Uber EATS é um dos maiores concorrentes do iFood e do SpoonRocket, e já são mais de 10 milhões de downloads no Google Play. Sem dúvida uma ótima opção de...
Veja como usar o Portal da Transparência
Em tempos onde a corrupção estampa a capa dos jornais e está presente no noticiário de uma maneira que aparenta ser interminável, é importantíssimo escolher bem seus...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...