buscar
´

Novo aplicativo Squoosh do Google melhora suas fotos sem precisar fazer o download

Para muita gente reduzir o tamanho de uma foto é um mistério do outro mundo, ao alcance apenas de grandes experts na arte da computação gráfica. Grande engano! Na verdade é algo simples, e que ficou ainda mais fácil com o novo aplicativo Squoosh desenvolvido pelo Google Chrome Labs.

Tecnologia
2 anos atrás
Novo aplicativo Squoosh do Google melhora suas fotos sem precisar fazer o download

Totalmente on-line e gratuito

A utilização do Squoosh é on-line e totalmente gratuita. Ou seja, não é preciso adquirir direito de uso do aplicativo e nem mesmo instalá-lo no seu computador. Basta acessá-lo via Web e trabalhar suas fotos, deixando-as com um tamanho menor de arquivo e sem perder muito a qualidade.

Porque o Squoosh?

O principal motivo para o Google ter desenvolvido o Squoosh é a otimização dos sites, deixando-os mais leves e rápidos para carregar, o que obviamente precisa começar pela redução do tamanho das imagens, mas de uma forma que não prejudique muito a sua qualidade.

Linguagem WebAssembly

O aplicativo está baseado na linguagem de programação WebAssembly, o que há de mais avançado em tecnologia de compressão de imagem. Além de executar um excelente trabalho ao compactar as fotos sem que qualidade seja muito afetada, a sua interface leve e suave permite a utilização mesmo quando o computador estiver processando algum trabalho muito pesado. O mais impressionante, entretanto, é a velocidade incrível que o aplicativo compacta as imagens.

Navegadores e formatos

O Squoosh funciona em qualquer navegador, especialmente o Google Chrome é claro, no qual é possível exportar as fotos para os formatos JPG, PNG, WebP e MozJPEG. Mas curiosamente o Firefox e o Safari permitem ainda mais formatos do que o próprio Chrome, como BMP, TIFF, PDF, GIF, BMP e JPEG2000.

Ferramentas e funcionalidades

A utilização do aplicativo é bastante simples e intuitiva. Para reduzir o tamanho de uma foto basta arrastá-la para a área indicada e começar a configurar a compactação desejada.

Ao lado esquerdo inferior vão aparecer as informações da foto original, inclusive o tamanho do arquivo. Do lado oposto se encontram as ferramentas para trabalhar a imagem, com a indicação do tamanho que o arquivo terá depois de reduzido seu tamanho.

Uma das vantagens desse aplicativo é que mesmo antes da compactação é possível visualizar como a imagem vai ficar. A foto aparecerá com uma linha divisória vertical, mostrando de um lado a foto original e do outro o aspecto que terá depois da compactação. Dessa forma, é possível jogar com o tamanho e a qualidade da imagem sem precisar compactar várias vezes até achar o equilíbrio ideal.

Ativando a opção “Resize” é possível alterar também as dimensões da imagem e escolher a qualidade da compactação, que por default procura preservar a qualidade mínima da foto.

Na opção “Reduce palette” pode-se ainda reduzir o número de cores utilizadas para que a imagem fique ainda mais leve, mas isso diminuirá também a sua qualidade. Com tudo isso já de acordo com a sua necessidade, basta clicar no botão de download e usar a sau foto.

Uma só por vez

Mas como tudo nessa vida, o Squoosh tem um ponto negativo grave: só pode reduzir o tamanho de uma imagem por vez. Se você precisa reduzir várias imagens ao mesmo tempo é pouco provável que vá abandonar seu aplicativo pela ferramenta desenvolvida pelo Google. Mas se o seu uso é esporádico e com poucas fotos, ele poderá ser uma excelente alternativa.

Apps concorrentes

Quem já trabalha com aplicativos como Photoshop dificilmente os substituirá pelo Squoosh, mas o fato é que dentre os aplicativos de uso on-line ele parece ser o melhor do momento.

Existem outros que levam uma certa vantagem, como o ImageResize.org que é capaz de comprimir até 20 imagens ao mesmo tempo, mas que não oferece o recurso da visão prévia de como as fotos ficarão, além de ter uma compactação mais pesada.

O Compressor.io também é uma boa opção, que permite ter uma visão prévia, mas também só compacta uma imagem por vez e tem limite de 10 MB para cada imagem, o que limita um pouco o uso.

Para compactar várias imagens ao mesmo tempo – até 30 arquivos – o ILoveIMG é uma boa opção. Contudo, ele não deixa você escolher o nível de compressão.

Uma outra opção, mas aí já para aplicativo instalado no computador é o RIOT (Radical Image Optimization Tool), para Windows, que permite a visualização prévia e a escolha do nível de compressão como no Squoosh, com a vantagem de poder compactar várias imagens de uma vez. Ele só não é on-line.

Você já conhece o Banggood? Ele é o concorrente do AliExpress
A Banggood se tornou a maior concorrente da AliExpress, mas ao contrário do AliExpress, a Banggood não segue um modelo de marketplace, mas o de uma loja de comércio eletrônico...
Conheça o Google Family Link e tenha hábitos digitais saudáveis
Para os usuários, o Family Link é um aplicativo que ainda apresenta falhas, mas que no geral cumpre com os requisitos solicitados. Com mais de 10 milhões de downloads por todo...
Jogar Among Us é a nova graça
Além de ser um jogo extremamente divertido e desafiador, o Among Us nos mostrou que não é preciso ter gráficos maravilhosos ou jogabilidade de primeira para fazer sucesso,...
Eleições 2020: você poderá justificar voto pelo e-Título
Nesta quarta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a liberação de uma novidade importante no aplicativo e-Título, agora através do celular ou tablet o...
Dá pra recuperar dados do HD Externo
Essas ferramentas de recuperação de dados evitam muitos problemas depois que excluímos acidentalmente alguns arquivos importantes ou não realizamos backups antes de formatar...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...