´

Mais uma saia justa: Milhões de contatos do Facebook são expostos

Não bastasse as recentes acusações de falta de privacidade e outras práticas irregulares do Facebook, agora surgiu mais um problema para a rede social de Mark Zuckerberg, alguém alocou milhões de números de telefones vinculados a contas do site em um servidor vulnerável.

Tecnologia
2 semanas atrás
Mais uma saia justa: Milhões de contatos do Facebook são expostos

As notícias dizem em dados sensíveis de mais de 400 milhões de usuários do Facebook que podem ser usados para as piores atitudes de hackers, desde tentativas de fraudes até as terríveis ligações de telemarketing. Agora o conselho de Steve Wozniak, cofundador da Apple, para abandonar o Facebook não parece mais tão ruim…

Contatos de mais de 400 milhões de contas do Facebook são expostos

Os números de telefone ligados a mais de 400 milhões de contas do Facebook que tinha sido armazenados de forma irregular foram expostos online. Esta é a mais recente violação da proteção de dados do grupo norte-americano, revelou o site TechCrunch.

Um servidor vulnerável armazenou 419 milhões de registos de utilizadores da maior rede social do mundo em vários bancos de dados, incluindo 133 milhões de contas nos Estados Unidos, mais de 50 milhões no Vietnam e 18 milhões na Grã-Bretanha, segundo o site norte-americano.

As bases de dados listaram as identidades dos utilizadores do Facebook – uma combinação única de números para cada conta -, bem como os números de telefone associados aos perfis, o sexo dos utilizadores de determinadas contas e a localização geográfica.

O servidor não estava protegido por qualquer senha, o que significava que qualquer pessoa poderia ter acesso aos bancos de dados. Segundo o site TechCrunch, a informação ficou online até o fim do dia de ontem (4).

O Facebook confirmou parcialmente as informações do TechCrunch, mas minimizou o incidente.

O grupo afirmou que muitos dos contatos eram cópias e que os dados eram antigos. “Este conjunto de dados foi removido e não vimos sinais de que as contas do Facebook tenham sido comprometidas”, disse um porta-voz à agência France Presse.

Após o escândalo da Cambridge Analytica, em março de 2018, que revelou a utilização política de dados de milhões de utilizadores do Facebook sem o seu conhecimento, o grupo removeu a possibilidade de fazer buscas na plataforma por números de telefone.

No fim de agosto, o Facebook lançou testes para um novo recurso que permite aos utilizadores controlar os seus dados recuperados pela empresa americana fora da rede social.

Esse anúncio surgiu menos de uma semana depois de novas revelações sobre as práticas irregulares do Facebook, que reconheceu ter transcrito a audição de sons de alguns utilizadores, informação que negou durante muito tempo.

No fim de julho, o Facebook foi multado em 5 bilhões pela autoridade reguladora dos EUA para as comunicações, por não proteger os dados pessoais dos seus utilizadores.

*Com informações da Agência Brasil, gizmodo, wired e techcrunch.

Você vai jogar muito no Apple Arcade, ou não
Se você tem algum aparelho da Apple e utiliza muito os jogos da App Store, deve estar imaginando o quão maravilhoso esse serviço deve ser, a qualidade dos jogos e o principal:...
Como recuperar fotos apagadas no celular
Nos dias atuais, se tornou muito convencional guardar as fotos que tiramos em aparelhos celulares, afinal andamos com eles praticamente o tempo todo. Para pessoas mais habituadas...
Tomb of the Mask: conheça o jogo com os traços do clássico Pac-Man
Tomb of the Mask um jogo cheio de adrenalina, aventura e ação, um jogo arcada num cenário com formato de labirinto verticalizado. Se você gosta de ação e aventura, este game...
Uber EATS aceita entregas de carro, bicicleta e moto
O aplicativo Uber EATS é um dos maiores concorrentes do iFood e do SpoonRocket, e já são mais de 10 milhões de downloads no Google Play. Sem dúvida uma ótima opção de...
Veja como usar o Portal da Transparência
Em tempos onde a corrupção estampa a capa dos jornais e está presente no noticiário de uma maneira que aparenta ser interminável, é importantíssimo escolher bem seus...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...