buscar
´

Mais uma saia justa: Milhões de contatos do Facebook são expostos

Não bastasse as recentes acusações de falta de privacidade e outras práticas irregulares do Facebook, agora surgiu mais um problema para a rede social de Mark Zuckerberg, alguém alocou milhões de números de telefones vinculados a contas do site em um servidor vulnerável.

Tecnologia
7 meses atrás
Mais uma saia justa: Milhões de contatos do Facebook são expostos

As notícias dizem em dados sensíveis de mais de 400 milhões de usuários do Facebook que podem ser usados para as piores atitudes de hackers, desde tentativas de fraudes até as terríveis ligações de telemarketing. Agora o conselho de Steve Wozniak, cofundador da Apple, para abandonar o Facebook não parece mais tão ruim…

Contatos de mais de 400 milhões de contas do Facebook são expostos

Os números de telefone ligados a mais de 400 milhões de contas do Facebook que tinha sido armazenados de forma irregular foram expostos online. Esta é a mais recente violação da proteção de dados do grupo norte-americano, revelou o site TechCrunch.

Um servidor vulnerável armazenou 419 milhões de registos de utilizadores da maior rede social do mundo em vários bancos de dados, incluindo 133 milhões de contas nos Estados Unidos, mais de 50 milhões no Vietnam e 18 milhões na Grã-Bretanha, segundo o site norte-americano.

As bases de dados listaram as identidades dos utilizadores do Facebook – uma combinação única de números para cada conta -, bem como os números de telefone associados aos perfis, o sexo dos utilizadores de determinadas contas e a localização geográfica.

O servidor não estava protegido por qualquer senha, o que significava que qualquer pessoa poderia ter acesso aos bancos de dados. Segundo o site TechCrunch, a informação ficou online até o fim do dia de ontem (4).

O Facebook confirmou parcialmente as informações do TechCrunch, mas minimizou o incidente.

O grupo afirmou que muitos dos contatos eram cópias e que os dados eram antigos. “Este conjunto de dados foi removido e não vimos sinais de que as contas do Facebook tenham sido comprometidas”, disse um porta-voz à agência France Presse.

Após o escândalo da Cambridge Analytica, em março de 2018, que revelou a utilização política de dados de milhões de utilizadores do Facebook sem o seu conhecimento, o grupo removeu a possibilidade de fazer buscas na plataforma por números de telefone.

No fim de agosto, o Facebook lançou testes para um novo recurso que permite aos utilizadores controlar os seus dados recuperados pela empresa americana fora da rede social.

Esse anúncio surgiu menos de uma semana depois de novas revelações sobre as práticas irregulares do Facebook, que reconheceu ter transcrito a audição de sons de alguns utilizadores, informação que negou durante muito tempo.

No fim de julho, o Facebook foi multado em 5 bilhões pela autoridade reguladora dos EUA para as comunicações, por não proteger os dados pessoais dos seus utilizadores.

*Com informações da Agência Brasil, gizmodo, wired e techcrunch.

Câmera de smartphone chinês fotografa a Terra do espaço
As câmeras dos celulares hoje em dia estão cada vez mais poderosas e impressionantes. Em um espaço de pouco mais de 8 anos, tivemos um salto de câmeras que eram consideradas...
Banco Central lança o PIX, sistema de pagamento instantâneo
Para facilitar a vida dos brasileiros com operações financeiras de forma bem ágil, o Banco Central lançou um novo sistema chamado PIX, cujo a função é permitir que...
Entenda a importância da tecnologia 5G no Brasil
O 5G vai possibilitar 1 gigabit de conexão por segundo, vai possibilitar conectar 1 milhão de coisas por quilômetro quadrado, e vai também permitir ter uma latência de 1...
Conheça o sistema de pagamentos Pix
Nesta quarta-feira (dia 19), o Banco Central anunciou a criação de uma modalidade de pagamento instantânea, que permite que qualquer transação seja realizada em um...
Conheça o app do CNPq
Para ajudar nos incentivos as pesquisas científicas, ainda em 1951, foi fundado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde então, o órgão...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...