buscar
´

Grasshopper é um app do Google que ensina programação para iniciantes

Programar está se tornando uma habilidade essencial, e se você é aspirante a desenvolvedor vai gostar de saber que agora é possível aprender programação de uma maneira bem divertida.

Tecnologia
5 meses atrás
Grasshopper é um app do Google que ensina programação para iniciantes

Conheça o Grasshopper, o aplicativo de programação para iniciantes. O Grasshopper é uma forma bastante divertida para iniciantes aprenderem programação, através de lições rápidas e agradáveis que podem ser feitas de um smartphone ou computador. A plataforma ensina adultos a criar códigos reais em JavaScript, e está disponível gratuitamente para computadores, dispositivos Android e iOS.

Sobre o Grasshopper

Grasshopper é um app do Google que ensina programação para iniciantes
Grasshopper é um app do Google que ensina programação para iniciantes

O Grasshopper faz parte da iniciativa “Programe com o Google”, um workshop do Google para produtos experimentais, conhecido com a Área 120. O app já funcionava em outros idiomas e agora está disponível em português. Sua última atualização ocorreu no mês passado, dia 16 de junho de 2021.

Por anos, a barreira idiomática era um obstáculo para a ferramenta alcançar o país, entretanto, para alcançar de vez o público brasileiro, o projeto foi finalmente lançado no país com seus cursos introdutórios em JavaScript totalmente gratuitos, e ainda assim, há conceitos que o app lançado no Brasil não inclui na jornada de aprendizado, em comparação com sua plataforma original, em inglês, como por exemplo a formatação em HTML e CSS de páginas web.

Todo o aprendizado do Grasshopper se dá a partir de jogos, lições interativas e questionários, e os quebra-cabeças visuais ajudam a desenvolver suas habilidades de resolução de problemas e solidificam os conceitos de programação. Também são gerados feedbacks em tempo real, que orienta como um professor.

Programação em blocos também se faz presente na plataforma, especialmente nos estágios iniciais de aprendizado, nomeado com “Fundamentos”. Nesse primeiro momento, são ensinadas as aplicações de funções, criação de variáveis, controle de fluxo e a inserção de parâmetros.

No “Fundamentos II”, o usuário passará por lições sobre a manipulação de strings, arrays e uma introdução à recursão e aos callbacks, e como importar bibliotecas. Posteriormente, no curso de “Animações I e II” é ensinado como criar funções mais complexas usando D3 e integrar os recursos do JavaScript.

Nos “Métodos de matriz”, você verá como usar vários métodos de matrizes JavaScript, como indexOf, shift, includes, splice, map e reduce.

Por fim, dentro do Grasshopper você vai encontrar um tópico de “como usar um editor de código”, que mostra uma introdução ao editor de código tradicional (ou ambiente de desenvolvimento integrado). Além de tudo, o Grasshopper é sinônimo de praticidade, pois você pode aprender durante seu deslocamento diário ou quando espera em uma fila.

Você sabia que sua internet chega por cabo submarino?
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre o cabo submarino e entender como ele funciona, além disso, tudo o que acontece quando ele transmite um dado de um determinado lugar para...
Uma máquina de lavar pode ser inteligente?
Além de comandá-la por um aplicativo de qualquer lugar que se estiver, as máquinas smart podem economizar mais energia que os modelos tradicionais. Isso porque ela não fica...
Agora você pode visitar o Museu do Louvre online
O site foi projetado para apresentar o museu ao maior número de pessoas em todo o mundo. A plataforma online continuará sendo atualizada à medida que o museu receber novas...
Como consultar o PIS e PASEP pelo aplicativo Caixa Trabalhador
No próprio app também é possível fazer uma simulação do valor do Abono Salarial acessando a opção da calculadora, depois é só informar o salário mensal e a quantidade...
É uma boa ideia criar app para o seu negócio
Para criar um aplicativo é mais simples do que você imagina, não é preciso programas muito caros ou qualquer outra coisa mais complexa de se fazer. Iremos citar algumas...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...