´

Google Stadia é a nova plataforma de streaming de jogos

A Google anunciou sua própria plataforma de jogos: a Stadia. Trata-se de um serviço de streaming que permite os usuários jogar online sem precisar ter um console ou fazer download do jogo. Através da plataforma da Google os usuários podem compartilhar seus jogos, mesmo de resolução alta, e iniciar disputas nas redes direto do navegador.

Tecnologia
4 meses atrás
Google Stadia é a nova plataforma de streaming de jogos

Lançamento do Google Stadia

A próxima tendência do mundo dos videogames parece ser o streaming. Após várias tentativas de grandes companhias – inclusive a Nvidia e a Sony – de criar uma plataforma de transmissão de jogos, a Google decidiu lançar sua própria plataforma de streaming: a Stadia.

O maior site de buscas na internet apresentou, durante o evento da GDC 2019 em San Francisco (EUA), a plataforma Google Stadia, que oferecerá jogos de videogames através do sistema streaming em “qualquer dispositivo com acesso ao Google Chrome e outros”.

O especialista Phil Harrison a serviço do Google

Após o anúncio do lançamento pelo diretor executivo da Google, Sundar Pichai, foi a vez de uma dos maiores nomes da indústria dos videogames – ex diretor da Microsoft e Sony Computer Entertainment – complementar a apresentação: Phil Harrison.

A contratação de Harrison por parte da Google já era um grande indicativo que a empresa iria entrar de cheio no mundo dos videogames, e o lançamento do Google Stadia é a prova disso.

Jogos com acesso remoto

Google Stadia
Google Stadia

A plataforma Google Stadia oferece acesso a qualquer tipo de jogo grande, incluindo os Triple A mais avançados com as melhores resoluções de gráficos e desempenho mais rápidos.

Qualquer computador, tablet ou smartphone com acesso ao browser Google ou através por algum aplicativo, mesmo como o Chromecast da Google, terá como utilizar o Stadia.

Todo o processo de carregamento dos jogos é feito pelos servidores da Google, bastando ao jogador ter apenas um dispositivo com acesso a internet em banda larga para receber a imagem e jogar.

O novo desafio do Google

Antes do lançamento do Stadia, o Google no final de 2018 disponibilizou a um grupo limitado de pessoas acessarem a plataforma para iniciar uma fase de testes via streaming com o jogo Assassin´s Creed Odyssey. Os resultados, segundo o Google, foram bastante favoráveis.

No entanto, a prova de fogo do Google Stadia será agora conseguir manter a plataforma online com milhões de pessoas acessando ao mesmo tempo com diferentes velocidades de conexão de internet.

Esta espécie de Netflix dos videogames terá um desafio ainda maior do que teve a plataforma de filmes, onde a complexidade é mais permitir ao usuário controlar o vídeo fazendo pausas e adiantando alguns minutos.

Já no Stadia uma das maiores dificuldades será permitir que diversos usuários consigam concomitantemente não apenas receberem os dados do jogo mas enviá-los junto a uma conexão de internet que seja estável e rápida.

Imagine a complexidade disso utilizando uma plataforma compartilhada durante um jogo de tiros ou luta onde se executam ordens de ações como disparar, mover-se e reagir em instantes.

Um serviço de alta qualidade

Com efeito, a Google promete oferecer através do Stadia a velocidade de 60 fps, resolução de 4K e até mesmo HDR. Um controle próprio do Google, Stadia Controller, também estará disponível com visual anatômico e botões de acesso rápido ao Google Assistente e ao compartilhamento.

A previsão de lançamento do Stadia é ainda este ano, iniciando primeiro nos países da Europa, Estados Unidos e Canadá. O que não se sabe ainda é como será o modelo de negociação, se utilizará um sistema de subscrição e qual valor estará disponível o serviço.

O futuro dos videogames

O mais revolucionário que o Google Stadia oferecerá é acesso imediato ao jogo sem necessidade de fazer download, podendo ser assistido diretamente desde um vídeo no Youtube ou através do navegador em uma partida em streaming.

Outra função inovadora é a possibilidade de compartilhar arquivos de jogos salvos para que outro usuário possa iniciar a partida naquele mesmo ponto e, novamente, sem precisar baixar nada.

A lista de jogos anunciadas, por ora, ainda é limitada. Estando confirmados apenas o Assassin´s Creed Odyssey e o Doom Eternal. Até o real lançamento esta lista aumentará, bem como a própria Google anunciou seu estúdio de criação de jogos para ter seus títulos exclusivos.

Você vai jogar muito no Apple Arcade, ou não
Se você tem algum aparelho da Apple e utiliza muito os jogos da App Store, deve estar imaginando o quão maravilhoso esse serviço deve ser, a qualidade dos jogos e o principal:...
Como recuperar fotos apagadas no celular
Nos dias atuais, se tornou muito convencional guardar as fotos que tiramos em aparelhos celulares, afinal andamos com eles praticamente o tempo todo. Para pessoas mais habituadas...
Tomb of the Mask: conheça o jogo com os traços do clássico Pac-Man
Tomb of the Mask um jogo cheio de adrenalina, aventura e ação, um jogo arcada num cenário com formato de labirinto verticalizado. Se você gosta de ação e aventura, este game...
Uber EATS aceita entregas de carro, bicicleta e moto
O aplicativo Uber EATS é um dos maiores concorrentes do iFood e do SpoonRocket, e já são mais de 10 milhões de downloads no Google Play. Sem dúvida uma ótima opção de...
Veja como usar o Portal da Transparência
Em tempos onde a corrupção estampa a capa dos jornais e está presente no noticiário de uma maneira que aparenta ser interminável, é importantíssimo escolher bem seus...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...