buscar
´

Encomendas e pacotes: como fazer o rastreamento dos Correios

Com o crescimento do e-commerce a preferência por compra e venda por internet tem aumentado. O temor por não receber uma encomenda já foi superado com o sistema de pagamento seguro. Os próprios Correios se adaptaram aos avanços dos mercados digitais e disponibilizam uma plataforma on line prática e segura para acompanhar o processo de envio e recebimento de encomendas.

Tecnologia
10 meses atrás
Encomendas e pacotes: como fazer o rastreamento dos Correios

E-commerce

Atualmente, fazer uma compra por internet acaba sendo mais barata e prática do que sair para encontrar um produto em uma loja. O comércio digital rompeu fronteiras e permitiu com baixo custo comprar dos estados mais extremos do Brasil.

O sucesso do e-commerce tem sido tanto que diversas empresas já disponibilizam fazer compras de supermercado sem precisar sair de casa.

A Rappi, startup colombiana, é um bom exemplo de como é possível acompanhar todo o processo de compras, inclusive o trajeto de ida e volta do entregador.

Os Correios, por sua vez, também acompanharam o progresso digital e fornecem o rastreio de encomendas pela página da internet, aplicativo ou por mensagens via celular.

Rastreamento de encomendas

Em geral, quando se efetua uma compra por um marketplace no processo de finalização é oferecido opções de entrega, entre as quais estão os Correios por Sedex ou PAC.

Os Correios ainda continuam sendo a opção mais segura do que transportadoras particulares, embora o custo possa ser relativamente maior.

Com efeito, todos os pacotes enviados pelos Correios – quer por entrega expressa ou comum – geram um código de rastreamento junto com o comprovante de postagem do objeto.

Aliás, é uma medida importante de segurança verificar antes de finalizar uma compra por internet se a plataforma informa o código de rastreamento, pois sem o mesmo não é possível rastrear o pedido.

Uma vez de posse do código de envio basta acessar a página dos Correios específica para o rastreio através do link: https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/

O código deve ser inserido no campo em aberto com os 13 dígitos, sendo que os dois primeiros são sempre letras – que representam a forma de envio – e os dois últimos terminam com “BR” significando que o objeto será trafegado em território nacional.

Um total de 50 códigos de rastreamentos é permitido consultar de uma vez, registrando-os separados por ponto e vírgula.

Rastreio por CPF ou CNPJ

O acompanhamento de encomendas também pode ser feito pela página dos Correios com o CPF ou CNPJ do destinatário caso o número do documento tenha sido informado no momento da postagem.

Neste caso, além de acessar a página dos Correios será preciso por segurança efetuar o login no idCorreios para comprovar sua identidade.

Confirmação de entrega

Após selecionar o botão de buscar é fornecido o processo de postagem, não em tempo real, incluindo a previsão de entrega.

Se o produto já tiver sido entregue é possível verificar a confirmação de objeto encaminhado, a data e horário de postagem, bem como de cada agência que recebeu a encomenda até chegar ao destinatário.

Para não ter que acessar o site em cada etapa os Correios disponibilizam receber alertas por SMS das atualizações do envio. Basta selecionar a opção “Receber por SMS”.

Outro meio prático de acompanhar as encomendas é o aplicativo SRO mobile dos Correios disponível para Android ou iOS.

O prazo para consultar as informações de rastreamento pelos Correios é até 180 dias após a data de postagem.

Câmera de smartphone chinês fotografa a Terra do espaço
As câmeras dos celulares hoje em dia estão cada vez mais poderosas e impressionantes. Em um espaço de pouco mais de 8 anos, tivemos um salto de câmeras que eram consideradas...
Banco Central lança o PIX, sistema de pagamento instantâneo
Para facilitar a vida dos brasileiros com operações financeiras de forma bem ágil, o Banco Central lançou um novo sistema chamado PIX, cujo a função é permitir que...
Entenda a importância da tecnologia 5G no Brasil
O 5G vai possibilitar 1 gigabit de conexão por segundo, vai possibilitar conectar 1 milhão de coisas por quilômetro quadrado, e vai também permitir ter uma latência de 1...
Conheça o sistema de pagamentos Pix
Nesta quarta-feira (dia 19), o Banco Central anunciou a criação de uma modalidade de pagamento instantânea, que permite que qualquer transação seja realizada em um...
Conheça o app do CNPq
Para ajudar nos incentivos as pesquisas científicas, ainda em 1951, foi fundado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde então, o órgão...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...