buscar
´

E-titulo: baixar aplicativo para Android e iOs

Onde está seu título de eleitor? Essa pergunta que sempre nos perturba nas épocas de eleições será resolvida de forma digital com a chegada da via digital do Título de Eleitor.

Tecnologia
1 ano atrás
E-titulo: baixar aplicativo para Android e iOs

Baixar aplicativo e-titulo

Disponível para download gratuito, o aplicativo e-titulo pode ser baixado nos mais modernos e diversos smartphones disponíveis no mercado, entre eles os modelos com Android e iOs.

Os usuários que preferem o sistema Android devem fazer o download através da loja Google Play, a instalação do app é rápida e fácil.

Já quem prefere o sistema da Apple e usa iPhone ou iPad deve baixar o aplicativo pelo AppStore, uma busca rápida e você encontrará o e-titulo facilmente.

E-titulo

O e-Título, aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor, permitirá ao eleitor o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral, tais como: acesso à via digital desse documento, informações sobre sua situação eleitoral e o seu local de votação.

O e-Título é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e já está sendo adotado em todo o país. “O eleitor pode baixar aplicativo nas lojas e, depois, inserir os seus dados. Inserindo todos os dados deve aparecer na tela do celular a via digital do Título de eleitor”, explica Ana Aguiar.

Se a pessoa não se lembrar do número do seu título é possível, orienta a magistrada, encontrá-lo no site do www.tse.jus.br. “A esquerda tem um serviço chamado Situação Eleitoral, o eleitor clicando ali, inserindo o seu nome e a data de nascimento, vem a situação eleitoral e juntamente o número do Título de eleitor que ele pode usar para acessar o e-Título.”

Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os dados sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título. O software se apresenta também como uma alternativa ao uso de papel, contribuindo para maior economia em suprimentos de impressora usado na impressão de segundas vias.

TSE lança aplicativo para substituir título de eleitor em papel

O eleitor que já fez o recadastramento biométrico precisa levar apenas o celular na hora de votar Tânia Rêgo/Agência Brasil

O brasileiro poderá a partir de agora dispensar o uso do título de eleitor em papel. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um aplicativo de celular que substitui a necessidade de portar o documento na hora de votar.

O e-título trará todas as informações que constam no papel e, para os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico – que inclui também foto –, bastará o celular para votar.

Para quem ainda não realizou a biometria, será necessário apresentar, além do aplicativo no celular, um documento com foto. Cerca de 47% dos 146,7 milhões de eleitores fizeram o cadastramento biométrico até o momento.

Para o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, a iniciativa representará economia de recursos públicos, uma vez que não será mais necessário, por exemplo, reimprimir todos os títulos de eleitores que mudaram de zona eleitoral para as próximas eleições.

“Tínhamos para isso [reimpressão de títulos] separados de R$ 200 milhões a R$ 230 milhões”, disse o ministro, dinheiro que, em boa parte, deve ser economizado, segundo ele.

De acordo com o TSE, o aplicativo que dispensa o uso do título foi desenvolvido sem a necessidade de compra de qualquer equipamento ou contratação de serviço externo. A Corte Eleitoral, no entanto, não especificou quanto do orçamento interno do tribunal foi alocado para o projeto.

O aplicativo foi uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre com o objetivo de evitar que moradores de localidades muito distantes tivessem de ir até o cartório eleitoral apenas para imprimir o título. Agora, bastará baixar o aplicativo, sendo obrigatório comparecer à sessão somente nos casos de primeiro registro.

O e-título está disponível para aparelhos que funcionam com o sistema operacional Android, na Play Store. A versão para iPhone, que utiliza o sistema iOS, poderá ser baixada em no máximo 10 dias, de acordo com o TSE. Ainda não há previsão de lançamento para outro sistemas operacionais.

*Com informações da Agência Brasil

Conheça o app especial de exercícios em casa para mulheres
Com o aplicativo Treino em Casa para Mulheres - Fitness Feminino é possível exercitar o corpo, queimar calorias e perder peso de uma maneira bem fácil e...
Lady Driver: aplicativo só aceita motoristas mulheres
É o Uber das mulheres, se quiserem. Um aplicativo que oferece o serviço de corridas, como tantos outros no mercado, mas com o diferencia; de que apenas mulheres podem ser...
Como fazer busca no whatsapp e encontrar o que está perdido nas conversas
Você vai descobrir como encontrar algo em conversas do WhatsApp, veja como pesquisar em aparelhos com o sistema Android e iPhones com o sistema...
Como usar o OLX com segurança
Comprou algo que não gostou e quer recuperar o dinheiro? Ou quer comprar um produto usado que esteja em bom estado, sem ter que pagar para uma empresa intermediária? Bom, isso...
Games: E-sport é esporte? Entenda melhor
Existe hoje uma modalidade de esporte que acontece pela internet. Isso mesmo, os jogos – ou melhor, partidas – acontecem on-line, e podem ser à distância ou em conexão LAN...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...