buscar
´

Divórcios do futuro serão intermediados por robôs

Os algoritmos hoje estão presentes em tudo que fazemos na internet. Seja em uma pesquisa de vídeo, de localização, de compras ou até mesmo de relacionamentos como é o caso do Tinder, cada vez mais a inteligência artificial consegue fazer coisas que eram até então inimagináveis.

Tecnologia
2 meses atrás
Divórcios do futuro serão intermediados por robôs

Mas, mesmo com todo o desenvolvimento, você conseguiria imaginar um processo de divórcio sendo feito por um robô? Pode parecer coisa filme de ficção científica, mas isso já se tornou realidade na Austrália!

Amica

Conhecido como “Amica”, o algoritmo foi lançado na semana passada pelo governo na Austrália em um audacioso projeto de cerca de 11,2 milhões de reais que visa fazer com que as pessoas não precisem mais contratar advogados para realizarem os processos do divórcio, sendo que a própria inteligência artificial se encarrega de fazer isso.

O Amica veio em excelente hora para o povo australiano, visto que o sistema de varas familiares do país está completamente sobrecarregado e com o Lockdown, que resultou num pequeno aumento no número de divórcios, agravou ainda mais a situação.

Como funciona?

A inteligência artificial irá ouvir completamente os casos e, se baseando em casos similares resolvidos que estão guardados na memória do algoritmo, a sentença é dada.

Com isso, é possível dividir guardas das crianças, valor das pensões, visitas, divisões de bens e vários outros fatores existentes em um divórcio.

Tem custos?

Até esse ano de 2020, o programa é gratuito para os casais australianos. Porém, a partir de janeiro do ano que vem, já foi prevista uma taxa a ser paga, que ainda assim é muito mais barata do que se pagasse um advogado.

Ainda não foi definido o valor exato, mas a estimativa vai ficar entre 615 e 1.640 reais.

Para o bem ou para o mal, existe uma boa chance de sua atual vida ter algum tipo de relação com a automação
Para o bem ou para o mal, existe uma boa chance de sua atual vida ter algum tipo de relação com a automação

É 100% confiável?

A inteligência artificial pode ajudar a resolver vários problemas, mas se tem algo que os programadores ainda não descobriram é como instaurar as emoções em algoritmos, e isso em um processo de divorcio, pode ser crucial.

Afinal, a máquina está programada para dar soluções prontas, mas não conta com empecilhos como uma rechaça de algum dos critérios do divorcio como de separação de bens ou até mesmo pessoas que na frente da tela são uma coisa, mas na vida real são completamente o oposto.

O próprio algoritmo recomenda apenas o uso do mesmo em caso de divórcios amigáveis, para não superlotar tanto a vara da família no país. Em casos mais complexos, o jeito é ter que recorrer ao bom e velho (e caro) advogado.

*Com informações do Gizmodo.

Shopee é confiável? Loja online chega ao Brasil; veja como comprar
Na China e inclusive no Vietnã, Malásia, Filipinas e Tailândia,a Shopee faz muito sucesso, é a maior rival do Wish, AliExpress e de outras lojas chinesas. No Brasil a Shopee...
Whatsapp muda politica de privacidade, tá sabendo?
Confira a nova política de privacidade do whatsapp e veja o que...
Veja como usar o aplicativo FGTS da Caixa no seu celular
Desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, o aplicativo já foi baixado milhares de vezes desde seu...
Os navegadores reinventaram tudo na internet
E não demorou muito para que o Google, utilizando o Webkit, fizesse o seu navegador próprio: O Google Chrome, que hoje é amplamente o navegador mais utilizado no mundo inteiro...
Uboi: novo app para revolucionar o transporte de gado
Serviço oferecido pela JBS, entenda...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...