buscar
´

Conheça o sistema de pagamentos Pix

Nesta quarta-feira (dia 19), o Banco Central anunciou a criação de uma modalidade de pagamento instantânea, que permite que qualquer transação seja realizada em um curtíssimo período de tempo e em qualquer dia.

Tecnologia
1 ano atrás
Conheça o sistema de pagamentos Pix

Nomeado de Pix, o sistema tem tudo para se tornar o favorito dos brasileiros em um curtíssimo período de tempo por conta de sua praticidade. E toda essa facilidade deve chegar mais cedo do que você imagina.

Quem poderá ter?

De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, todas as instituições bancárias poderão disponibilizar o serviço de pagamentos instantâneos, cabendo as mesmas decidirem se cobrarão ou não pela novidade apresentada.

A única regulamentação fica por conta do porte da instituição financeira. Até 500 mil contas abertas, a instituição não tem a obrigatoriedade de oferecer o Pix aos clientes, porém, caso o número seja maior do que o de meio milhão de contas abertas, o sistema já passa a ser obrigatório.

“O PIX é um dos projetos mais importantes deste ano. Veio de uma necessidade que as pessoas têm, não só no Brasil, e os bancos centrais de todo o mundo estão pensando nisso, de ter um instrumento barato, transparente, rápido e seguro”, disse Roberto aos jornalistas.

Como funciona?

Esqueça toda a burocracia para se transferir dinheiro via TED ou DOC. O Pix vem com uma tecnologia aonde após escolher para quem gostaria de enviar o dinheiro, independente de banco, o mesmo chegaria para o destinatário em no máximo dez segundos após a confirmação do pagamento.

Também é possível fazer pagamento via QR Code. Por exemplo, vamos supor que você tenha visto um carrinho de pipoca na rua, mas não tem dinheiro em espécie para comprar a pipoca. Com o Pix, se o vendedor tiver um QR Code, você só terá o trabalho de abrir a câmera de seu celular e depositar para o vendedor, que receberá o dinheiro no mesmo instante.

Além de poder fazer a transferência a qualquer dia, em qualquer horário e para qualquer banco, o Pix ainda garante uma segurança maior do que em um TED ou um DOC, o que pode ajudar o mesmo a se popularizar ainda mais.

Em quanto tempo começara?

O Banco Central deu para todas as instituições financeiras do país até o dia 16 de novembro de 2020 para que todos possam aderir ao sistema Pix. Essa data foi escolhida pois é quando o sistema entrará em vigor no Brasil, logo, visando que esteja funcionando desde seu primeiro dia em atividade.

O sistema Pix é realmente inovador, prático e muito mais cômodo de se transferir dinheiro rapidamente, não sendo mais necessário toda a burocracia de dias úteis, horário e bancos. Agora só resta saber como os bancos irão repassar aos clientes a novidade, se irão ajudar na divulgação com preços mais em conta ou se irão colocar o preço nas alturas para que os TEDS e os DOCS não sejam extintos.

*Com informações do Banco Central do Brasil.

Uma máquina de lavar pode ser inteligente?
Além de comandá-la por um aplicativo de qualquer lugar que se estiver, as máquinas smart podem economizar mais energia que os modelos tradicionais. Isso porque ela não fica...
Agora você pode visitar o Museu do Louvre online
O site foi projetado para apresentar o museu ao maior número de pessoas em todo o mundo. A plataforma online continuará sendo atualizada à medida que o museu receber novas...
Como consultar o PIS e PASEP pelo aplicativo Caixa Trabalhador
No próprio app também é possível fazer uma simulação do valor do Abono Salarial acessando a opção da calculadora, depois é só informar o salário mensal e a quantidade...
É uma boa ideia criar app para o seu negócio
Para criar um aplicativo é mais simples do que você imagina, não é preciso programas muito caros ou qualquer outra coisa mais complexa de se fazer. Iremos citar algumas...
Como recuperar dados do HD
Mesmo assim, tanto o HD convencional quanto o SSD também estão sujeitos a dar erros e corromper arquivos, ou até mesmo de você clicar sem querer e acabar apagando aquele...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...