buscar
´

Como o Google mantém as pesquisas relevantes

Quando qualquer pessoa tem dúvida de algo nos dias atuais, uma pesquisa no famoso site de pesquisas Google já se tornou habitual para muitos. Não é à toa que a expressão “dar um Google” é cada vez mais utilizada em nosso cotidiano.

Tecnologia
8 meses atrás
Como o Google mantém as pesquisas relevantes

Dependendo do que você busca no Google, as pesquisas podem aparecer em forma de link (aquelas linhas azuis), um trecho de uma página ou até mesmo, no caso de uma pessoa específica, um resumo sobre a mesma. Mas você sabe como o Google se organiza para entregar aos seus usuários os resultados mais relevantes?

Ferramentas utilizadas

Todas essas ferramentas de busca apenas ajudam o trabalho do usuário para achar alguma coisa no Google
Todas essas ferramentas de busca apenas ajudam o trabalho do usuário para achar alguma coisa no Google

O Google utiliza várias ferramentas para ajudar os usuários em suas buscas. Uma das mais utilizadas, principalmente quando se é uma pergunta colocada na barra de pesquisa, são os snippets em destaque.

Um snippet é nada mais que um trecho que alguma publicação (snippet significa trecho em inglês). Geralmente, quando você digita uma pergunta, essa ferramenta irá destacar uma parte de uma publicação aonde possivelmente haverá uma resposta para o que foi perguntado. Com um sistema automatizado, o site consegue encontrar a melhor resposta para o usuário desde que a página faça valer as regras de linguagem na web.

Agora caso você busque informações sobre uma pessoa, uma empresa ou até mesmo um acontecimento, o gráfico de conhecimento (Knowledge Graph) irá te ajudar em sua busca.

Com as informações coletadas sobre essa pessoa, por exemplo, o Google irá achar a página mais relevante e irá fazer um resumo sobre as principais informações sobre ela (geralmente o Wikipedia por conta de seu tamanho), mostrando aos pesquisadores uma rápida coleta de dados do que foi pesquisado e, para uma pesquisa mais profunda, é necessário entrar no link.

Agora quando você está em uma busca já feita sobre algo e decide se aprofundar mais nesse assunto, o motor de buscas do Google identifica o assunto que estava sendo procurado e logo mostra uma série de buscas relacionadas com o que foi procurado anteriormente, chamando esse sistema de Recursos preditivos.

Busca orgânica

O Google utiliza várias ferramentas para ajudar os usuários em suas buscas
O Google utiliza várias ferramentas para ajudar os usuários em suas buscas

Todas essas ferramentas de busca apenas ajudam o trabalho do usuário para achar alguma coisa no Google, mas na realidade quem faz o “trabalho duro” é o sistema de busca orgânica, os famosos links azuis.

Esse sistema consiste em palavras-chave que podem vir a serem pesquisadas e, consequentemente, o Google acabará recomendando os sites com assunto mais contundente com a pesquisa.

Por isso que muitos sites aderem a estratégia do SEO (Search Engine Optimization) para que suas páginas possam estar o mais alto possível no Google, fazendo assim com que o tráfego seja muito maior.

Como isso me ajuda?

A busca é tão importante na vida moderna que o termo "Dar um Google" (ou do inglês "Google it!") virou um verbo
A busca é tão importante na vida moderna que o termo “Dar um Google” (ou do inglês “Google it!”) virou um verbo

O Google filtra pela relevância da página, o conteúdo pesquisado e se as páginas possuem o que você está procurando. Com isso, sempre que você buscar por algo no site, o motor de busca fará questão de que as páginas com mais visibilidade e credibilidade apareçam primeiro.

*Com informações da Google.

Facebook tem novo emoji e reação de ‘abraço à distância’
Está difícil abraçar os amigos de longe nestes últimos dias né? Estamos obrigados a ficarmos longe das pessoas que adoramos, mas o Facebook está planejando deixar você mais...
É assim que se cadastra e usa o App Bolsa Família
Sendo aprovado como lei em 2004, o Programa Bolsa Família desde então vem ajudando muitos brasileiros que vivem em condições de pobreza e extrema pobreza a terem ao menos um...
NASA deve construir um telescópio gigante no lado oculto da Lua
A proposta é construir um telescópio em uma cratera natural do lado escuro da Lua de 3 a 5 km de diâmetro, através de vários robôs DuAxel, que amarrariam, suspenderiam e...
InYou é um assistente pessoal focado em atividade física, nutrição e equilíbrio emocional
Conseguir manter um equilíbrio da vida profissional e pessoal de maneira saudável é um dos maiores desafios da população. Principalmente em tempos de isolamento social, ter...
Câmera de smartphone chinês fotografa a Terra do espaço
As câmeras dos celulares hoje em dia estão cada vez mais poderosas e impressionantes. Em um espaço de pouco mais de 8 anos, tivemos um salto de câmeras que eram consideradas...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...