buscar
´

Como mandar sua localização pelo WhatsApp para os amigos

O WhatsApp possui uma função muito útil, que lhe permite mandar a sua localização em tempo real para uma conversa em específico ou grupo. Você pode escolher entre lugares próximos, lugar fixo ou enviar sua localização exata, por um determinado tempo, de 15 minutos, 1 hora ou 8 horas, além de oferecer a opção de cancelar o envio das informações a qualquer momento.

Tecnologia
4 meses atrás
Como mandar sua localização pelo WhatsApp para os amigos

O recurso pode ajudar você encontrar alguém com quem está conversando ou combinar um ponto de encontro ou ainda se você quer informar que está em segurança em algum lugar ou rota de carro, por exemplo.

Segundo o WhatsApp, o envio de dados em tempo real não aumenta o consumo de bateria. A opção de enviar sua localização atual está disponível para aparelhos Android e iOS

Como funciona

De acordo com o WhatsApp, a funcionalidade usa o mesmo padrão de criptografia que impede terceiros de interceptar as mensagens convencionais. Assim, detalhes sobre seu trajeto ficam disponíveis somente para você e as pessoas que receberem o compartilhamento.

Em conversas em grupo, todos os participantes poderão ver sua localização em tempo real dentro desse mapa. Caso mais de uma pessoa envie sua localização, o mapa exibirá a posição de cada um na mesma tela.

Quando você conclui o anexo de local, será exibido um balão com o nome do local e endereço, além de um ícone de mapa. Quando seu contato tocar sobre esta mensagem, ele será levado ao aplicativo de mapas padrão do dispositivo, que poderá oferecer a navegação até o local.

Uma vez que seja interrompida ou expirada, sua localização não será mais compartilhada. Mas, se você iniciar o compartilhamento de localização e depois desativá-lo, os participantes da conversa continuarão a ver a sua localização inicial (na cor cinza).

A nova função utiliza dados do Google Maps para verificar seu local exato. Entretanto, para usar, você vai precisar ativar serviços de localização (GPS) para o WhatsApp nas Configurações do telefone.

Passo a passo para compartilhar sua localização pelo Android

  • Acesse uma conversa com uma pessoa ou grupo, toque no ícone clip de papel, exibido no canto inferior da tela no campo de “Digite aqui…”. Em seguida, escolha a opção “Localização”.
  • Toque no ícone de foco no canto superior esquerdo da tela, para exibir o mapa ao seu redor.
  • Em seguida, você pode escolher entre “Localização em tempo real”, “Localização fixa” ou deslizar a tela com o dedo para colocar o marcador laranja na localização que deseja compartilhar. Depois para prosseguir, toque sobre o marcador laranja.
  • Ao clicar em localização fixa, irá imediatamente a localização para a conversa. Escolhendo a opção de localização em tempo real, será exibido um campo para você preencher uma mensagem curta, além das opções de tempo de compartilhamento. Por fim, toque no ícone enviar “seta verde para a direita”.
  • Para parar de compartilhar sua localização no WhatsApp, abra a conversa e toque em “Encerrar”. Para parar de compartilhar sua localização atual em todas as conversas, abra o WhatsApp e toque no menu de três pontos, depois em “Configurações”, acesse a opção “conta” e depois “privacidade”. Role a tela para baixo e toque em “Localização em tempo real”, depois em  “Encerrar”.

Passo a passo para iPhone (iOS)

  • Primeiro passo, abra uma conversa e toque no ícone “+”, depois e escolha a opção “Localização”.
  • Em seguida, toque em “Ocultar locais”. Nesse momento, o mapa será aberto em tela cheia e você poderá arrastar a tela para posicionar o alfinete verde no ponto do mapa que deseja compartilhar com seu amigo.
  • Feito isso, toque em “Enviar esta localização” para finalizar o procedimento.
Conheça o sistema de pagamentos Pix
Nesta quarta-feira (dia 19), o Banco Central anunciou a criação de uma modalidade de pagamento instantânea, que permite que qualquer transação seja realizada em um...
Conheça o app do CNPq
Para ajudar nos incentivos as pesquisas científicas, ainda em 1951, foi fundado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde então, o órgão...
Android: desativando a sobreposição de tela
Ja sabemos que a versão mais usada é o Android 6.0, o Marshmallow, ainda que já estejam acontecendo mudanças para versões mais atualizadas e com menos bugs no próprio...
App MedSUS ajuda profissionais de saúde pelo celular
Ter o SUS digitalizado é de suma importância tanto para o paciente quanto para o governo. O paciente terá o acesso a plataforma para agendar consultas e localizar unidades de...
Passe Livre: baixe o app e veja como se cadastrar
O Passe Livre é um programa do Governo Federal onde as pessoas carentes ou que dispõe de alguma necessidade especial possam utilizar o transporte público de forma 100%...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...