buscar
´

Como funciona o app de envelhecimento

Com toda certeza nas últimas semanas você já se deparou com fotos de como as pessoas serão mais velhas. As redes sociais bombaram com o novo recurso dos filtros de envelhecimento dos aplicativos e isso rapidamente se tornou uma febre mundial, sendo aderido por diversas celebridades.

Tecnologia
2 anos atrás
Como funciona o app de envelhecimento

Este tipo de recurso já é um velho conhecido das pessoas que gostam de alterar suas fotos e brincarem de formas diferentes com sua imagem. Mas afinal, como eles conseguem fazer tais mudanças tão radicais e que chamam tanta a atenção?

O que ele faz?

Lançado em janeiro de 2017 por um grupo de desenvolvedores russos para IOS e Android, o FaceApp trabalha para que você consiga brincar com fotos e fazer previsões de como você seria em alguns casos como o de como você seria caso fosse idoso.

O primeiro sucesso do aplicativo foi transformas mulheres em homens e vice-versa. Com uma precisão jamais vista antes, o aplicativo começou a ganhar destaque e as mudanças que ocorriam nas fotos começaram a ganhar o mundo com risadas e até mesmo com a similaridade a alguns parentes.

Também não podemos esquecer do efeito contrário ao do tão popular envelhecimento: O rejuvenescimento! Sim, o mesmo aplicativo consegue então te transformar em homem ou mulher e te deixar mais novo ou mais velho. A febre de ter sua imagem mais nova já passou e, por ora, o queridinho das pessoas é o envelhecimento.

A popularidade se deu muito por conta de ser uma mudança de feição realizada de forma tão sutil que aparenta ser muito real, diferente dos famosos “testes de Facebook”, onde a feição era claramente deformada e muitas vezes não condizendo com a realidade.

Aplicativo para envelhecer suas fotos
Aplicativo para envelhecer suas fotos

Mas mesmo com tantas coisas boas a respeito do aplicativo, o mesmo não escapou das polêmicas. Ao oferecer um filtro para enaltecer as fotos de uma forma mais sensual, notou-se que a pele das pessoas era clareada, resultando assim em diversas acusações de racismo que fizeram o FaceApp corrigir os algoritmos utilizados.

Se já não bastasse uma polêmica por conta de racismo, no dia 9 de agosto de 2017 logo surgiu novamente outras acusações pelo mesmo motivo. O aplicativo lançou filtros para que as pessoas pudessem ver como elas seriam caso fossem brancas, negras, asiáticas ou indianas. O criador do aplicativo, Yaroslav Goncharov, ao saber de tais filtros que foram adicionados ordenou que os mesmos fossem retirados o quanto antes.

Qual o segredo por trás do aplicativo?

Xuxa
Xuxa

O FaceApp realmente consegue nos entreter de uma forma incrível,mas existe uma dúvida que com toda certeza assola a cabeça de quem utiliza o aplicativo em sua totalidade: Como conseguiram fazer com que as pessoas parecessem mais velhas com tanta perfeição com apenas uma foto?

Por mais simples que pareça, o aplicativo passou por um rigoroso processo de estudo das características dos filtros aplicados. Por exemplo, no filtro de envelhecimento, a aparição de rugas em excesso, os cabelos grisalhos, pele flácida e manchas senis foram características aplicadas nas fotos de uma forma em que parecessem incrivelmente naturais.

O mesmo serve para as mudanças de sexo ou para rejuvenescer sua imagem. Os algoritmos são feitos especialmente para que a pessoa se pareça ao máximo com sua imagem natural, porém com características marcantes do filtro utilizado.

Porém por mais incrível que pareça, vale lembrar que o FaceApp é um aplicativo de entretenimento e diversão, que o mesmo não irá mostrar como você será daqui 50 anos exatamente! Mas já é um grande avanço que, futuramente, poderá impactar muito positivamente em nossa sociedade.

*Com informações do Gizmodo, Alan Corrêa e Google Play.

Grasshopper é um app do Google que ensina programação para iniciantes
O Grasshopper faz parte da iniciativa "Programe com o Google", um workshop do Google para produtos experimentais, conhecido com a Área 120. O app já funcionava em outros idiomas...
Você sabia que sua internet chega por cabo submarino?
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre o cabo submarino e entender como ele funciona, além disso, tudo o que acontece quando ele transmite um dado de um determinado lugar para...
Uma máquina de lavar pode ser inteligente?
Além de comandá-la por um aplicativo de qualquer lugar que se estiver, as máquinas smart podem economizar mais energia que os modelos tradicionais. Isso porque ela não fica...
Agora você pode visitar o Museu do Louvre online
O site foi projetado para apresentar o museu ao maior número de pessoas em todo o mundo. A plataforma online continuará sendo atualizada à medida que o museu receber novas...
Como consultar o PIS e PASEP pelo aplicativo Caixa Trabalhador
No próprio app também é possível fazer uma simulação do valor do Abono Salarial acessando a opção da calculadora, depois é só informar o salário mensal e a quantidade...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...