buscar
´

Como consultar o PIS e PASEP pelo aplicativo Caixa Trabalhador

O pagamento do Abono Salarial 2020-2021 começou desde julho de 2020 e vai até junho de 2021.

Tecnologia
6 meses atrás
Como consultar o PIS e PASEP pelo aplicativo Caixa Trabalhador

O calendário de pagamento é feito seguindo o mês de nascimento para os trabalhadores da iniciativa privada, cadastrados no PIS, e pelo número final de inscrição do PASEP, no caso dos servidores públicos.

Como baixar e consultar no aplicativo Caixa Trabalhador

Aplicativo Caixa Trabalhador
Aplicativo Caixa Trabalhador

O Abono Salarial pode ser consultado pelo aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para Android e iPhone (iOS). Para isso siga os seguintes passos:

Baixe e instale o aplicativo Caixa Trabalhador no celular. Insira o número do NIS e toque em “Acessar”.

Caso não saiba o número do PIS é possível consultar no site “Meu INSS” pelo CPF. É só seguir o seguinte passo a passo:

  • 1) Acesse o site Meu INSS
  • 2) Clique em Entrar (no canto superior direito)
  • 3) Selecione Cadastre-se
  • 4) Preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado)
  • 5) Clique em Próxima
  • 6) Anote a senha que o sistema vai criar para você
  • 7) Informe seu CPF e a senha
  • 8) Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência
  • 9) Acesse novamente, desta vez com a sua senha

No canto superior direito da tela, você verá os dados do usuário, inclusive o NIT/PIS.

Voltando para o aplicativo Caixa Trabalhador, após colocar o seu número do NIS o app mostra, na tela inicial, se existe cota do PIS disponível para você. Para saber o valor, é preciso informar a senha de cadastro. Use os atalhos na tela para recuperar uma senha esquecida ou efetuar um novo registro na Previdência Social.

Com o acesso liberado no app, na tela principal localize a seção correspondente ao Abono Salarial e toque em “Exercício Vigente” para ver o saldo disponível para pagamento.

De posse dos valores disponíveis, é importante acompanhar as datas de liberação do benefício. Toque na aba “Calendários” para saber quais são os períodos de saques já divulgados.

O aplicativo também permite visualizar o calendário completo de pagamentos do exercício 2020-2021 e acessar uma calculadora

No próprio app também é possível fazer uma simulação do valor do Abono Salarial acessando a opção da calculadora, depois é só informar o salário mensal e a quantidade de meses trabalhados.

Por fim, para sacar o dinheiro do Abono Salarial basta ir nos caixas eletrônicos da Caixa, Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui com o Cartão Cidadão. Para quem tem conta-corrente ou poupança na Caixa o valor é creditado direto em conta. Caso não tenha conta na Caixa e nem o Cartão Cidadão será preciso procurar uma agência da Caixa, portando o documento oficial de identificação e o número do PIS.

Os servidores que recebem Pasep devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação.

Vamos entender o que é PIS e PASEP

Carteira de Trabalho
Carteira de Trabalho

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP ( Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são o Abono Salarial, um tipo de benefício pago pelas empresas aos empregados. Se enquadra no programa as pessoas que atenda a um dos motivos previstos em Lei, são eles:

  • Todos os beneficiários, de acordo com a Lei 13.932/2019;
  • Aposentadoria;
  • Idade igual ou superior a 60 anos;
  • Invalidez (do participante ou dependente);
  • Transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar);
  • Idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada;
  • Neoplasia Maligna – Câncer – (participante ou dependente);
  • SIDA/AIDS (do participante ou dependente);
  • Doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001 (participante ou dependente);
  • Morte do participante (situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular).

O trabalhador também precisa estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado os dados do empregado de forma correta ao governo brasileiro, através do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Além disso, é preciso ter pelo menos 30 dias de carteira assinada, no ano de 2019 (ano-base), desde que o ganho tenha sido de no máximo dois salários mínimos por mês, durante o período em exercício.

O PIS é pago para os trabalhadores de empresas privadas na conta da Caixa, e o PASEP é pago para os funcionários públicos através do Banco do Brasil.

*Com informações da Caixa, Bagarai e Agência Brasil.

Grasshopper é um app do Google que ensina programação para iniciantes
O Grasshopper faz parte da iniciativa "Programe com o Google", um workshop do Google para produtos experimentais, conhecido com a Área 120. O app já funcionava em outros idiomas...
Você sabia que sua internet chega por cabo submarino?
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre o cabo submarino e entender como ele funciona, além disso, tudo o que acontece quando ele transmite um dado de um determinado lugar para...
Uma máquina de lavar pode ser inteligente?
Além de comandá-la por um aplicativo de qualquer lugar que se estiver, as máquinas smart podem economizar mais energia que os modelos tradicionais. Isso porque ela não fica...
Agora você pode visitar o Museu do Louvre online
O site foi projetado para apresentar o museu ao maior número de pessoas em todo o mundo. A plataforma online continuará sendo atualizada à medida que o museu receber novas...
É uma boa ideia criar app para o seu negócio
Para criar um aplicativo é mais simples do que você imagina, não é preciso programas muito caros ou qualquer outra coisa mais complexa de se fazer. Iremos citar algumas...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...