buscar
´

Aviões não tripuladas são o futuro da aviação militar

Os Estados Unidos da América sempre foram referência quando o assunto de poderio militar vem à tona. Com um investimento de 649 bilhões de dólares apenas em 2018 (investimento mundial foi de 1,82 trilhões de dólares), o poderio americano cada vez mais vem se reforçando e ficando cada vez mais inovador e tecnológico.

Tecnologia
5 meses atrás
Aviões não tripuladas são o futuro da aviação militar

Como a força aérea militar de maior dimensão e poderio bélico do planeta, os americanos sempre procuram uma inovação para surpreender algum possível rival em uma guerra. Então, por que não implantar a tecnologia de pilotagem autônoma para suas aeronaves?

Por que aviões autônomos?

À primeira vista, esta ideia pode soar um tanto quanto improvável e insegura, afinal, estamos falando de um avião com um poderio de fogo extremamente poderoso que será controlado não por um humano, mas sim por uma máquina!

Aviões com esta tecnologia já foram implementados na frota norte-americana, mas a principal novidade está não no modo de condução, mas sim como e quem irá pilotar as aeronaves.

ROBOpilot
ROBOpilot

O número de baixas que podem vir a ocorrer durante uma eventual guerra ou até mesmo durante uma missão pode ser relativo, visto que um piloto humano tem chances praticamente nulas de sobreviver a uma queda de avião. Com os aviões autônomos, a perde será apenas mecânica, e não humana!

Geralmente os aviões que são fabricados com os joysticks, pedais e outros controles físicos ligados eletronicamente aos motores (fly-by-wire) recebem apenas atualizações menos agressivas na mecânica para se tornarem autônomos, sendo a maior mudança nos softwares apenas.

ROBOpilot em ação

ROBOpilot
ROBOpilot

Com os aviões mais modernos, é simples de os torna-los autônomos. Mas e como fazer os aviões um pouco mais antigos que não comportam tal tecnologia se tornarem autônomos? Pode parecer impossível, certo? Não para os americanos…

Uma empresa chamada DZYNE Technologies Incorporated decidiu criar um robô que, através de sensores, um braço robótico, e um sistema próprio sistema de energia consegue tripular o avião e fazer com que o mesmo se torne autônomo, mesmo que a aeronave não possua tecnologia de fábrica para voar sozinha.

O robô ocupa a cabine inteira do avião, porém mesmo com seu tamanho que assusta a primeira vista, é de fácil remoção e pode fazer com que a aeronave possa novamente ser utilizada apenas por humanos apenas em alguns minutos.

O robô não está completamente pronto, mas no dia 9 de agosto foi realizado um teste com sucesso no estado de Utah, o que já é um grande avanço que pode representar a maior longevidade da poderosíssima frota militar aérea dos EUA.

*Com informações do Gizmodo e OGlobo e Robins Air Force Base.

Samsung Pay é uma forma interessante de pagamento digital
O Samsung Pay oferece uma série de vantagem, é a forma mais rápida e prática para pagar alguma coisa, seja no postos de gasolina, mercados, farmácias, restaurantes, lojas,...
Samsung diz que smartwatches podem te ajudar a ter uma vida mais saudável
A Samsung está entre as pioneiras em inovação e inteligência artificial, e nisso têm investido em aplicativos e relógios smartwatches com monitoramento diário por meio de...
PES 2020 tem versão grátis de celular
Agora dá pra ter um gostinho do PES 2020 no seu celular, com a versão mobile do game você joga onde quiser e o melhor é que você pode baixar...
Novo app da Microsoft vai facilitar suas lições de matemática
Para quem sempre encontra dificuldade de resolver algum problema de matemática, vai gostar desse app, o Microsoft Math Solver. Ele fornece ajuda para uma variedade de problemas,...
Transcrição Instantânea do Google permite converter áudio em texto
Mais especificamente o Transcrição Instantânea transcreve áudio em texto em tempo real por meio do microfone do celular. É compatível com mais de 70 idiomas e dialetos,...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...