buscar
´

App SOS Chuva mostra previsão do tempo e alerta para tempestades

Com previsão imediata de tempestade, o aplicativo SOS Chuva nos permite: visualizar, em tempo real, onde estão ocorrendo chuvas, cobrindo as regiões dos estados AL, BA, DF, MG, MS, PE, RJ, RN, RS, SC, SP; visualizar imagem de satélite que cobre toda a América Latina; verificar a intensidade da chuva e acompanhar a evolução de sistemas convectivos.

Tecnologia
10 meses atrás
App SOS Chuva mostra previsão do tempo e alerta para tempestades

Entenda melhor

O aplicativo SOS Chuva é um projeto coordenado pelo INPE, com apoio da UNICAMP CEPAGRI, USP ESALQ e USP AG, financiado pela FAPESP. O intuito do projeto é reduzir a vulnerabilidade da população em um evento de tempestade severa, através de informações exibidas pelo app.

SOS Chuva
SOS Chuva

Tudo o que está sendo mostrado no app não é uma previsão e sim o que está ocorrendo atualmente em tempo real. O radar de dupla polarização operando em Campinas com duas estações chuvosas revela onde está ocorrendo a chuva e a intensidade. O radar captura os eventos intensos de precipitação, que serve como base para o estudo dos processos físicos no interior das nuvens, visando aprimorar a previsibilidade em curto prazo, a detecção de severidade e a estimativa de precipitação com radar e satélite em alta resolução temporal e espacial.

Sobre

O projeto SOS Chuva tende tirar proveito do radar de dupla polarização para desenvolver pesquisa em previsão imediata de tempestades com base nas propriedades físicas das nuvens no projeto temático CHUVA.

Projeto SOS Chuva
Projeto SOS Chuva

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o projeto irá instalar detectores de granizo para criar uma base de dados que forneça informações não somente sobre a ocorrência de granizo, mas também do seu tamanho. Além das diversas componentes de estudo, sejam elas ligadas a eletrificação, propagação, crescimento do volume de alguns hidrometeoros, como as taxas de crescimento do topo e dos processos microfísicos, este estudo visa desenvolver o SIGMASOS.

E com isso, para facilitar o acesso às informações, o CPTEC/INPE desenvolveu o aplicativo SOS Chuva, que está disponível na Google Play (Android) e na Apple Store (iOS).

Funcionalidade do app

No aplicativo SOS Chuva é concedido imagens produzidas por diversos radares meteorológicos do Brasil, incluindo o radar de dupla polarização. Podendo acompanhar a evolução de eventos meteorológicos através do recurso de animação, vindo dos produtos de satélite e radar. Estão disponíveis os radares São Roque, Pico do Couto, Bauru, Presidente Prudente e Banda X (Campinas).

As imagens do satélite meteorológico GOES colabora para os canais Infravermelho com realce no topo das nuvens e a composição entre os canais infravermelho e visível. Pelo aplicativo também dá para acompanhar a ocorrência de raios (descargas elétricas) que aconteceram há 5, 10 e 15 minutos, na região de Campinas e parte do estado de São Paulo. Além do acesso para as informações de previsão de chuva para os próximos 20 minutos. Estas informações estão disponíveis para regiões dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além disso, tudo é monitorado em tempo quase real, contribuindo para orientar tomadas de decisão pela população em geral.

Como mexer no aplicativo

App SOS Chuva
App SOS Chuva

Primeiramente é recomendado que o dados de localização do aparelho celular esteja ligado, pois apertando no botão de localização atual no aplicativo, disponível no canto superior direito da tela inicial, é possível ver as informações exatamente do local que você está. O aplicativo SOS Chuva está disponível gratuitamente nas lojas online PlayStore (Android) e Apple Store (iOS).

O menu principal pode ser acessado no canto superior esquerdo da tela inicial, nele constam diversos itens que podem ser selecionados.

No item “Chuva Tempo Real” contém as informações fornecidas pelo radar metodológico, para fazer a leitura desses dados basta observar a barra de indicação apertando no primeiro ícone na parte inferior da tela apresentada. Essa barra nos informa o que quer dizer cada cor na imagem, onde não tem cores não está chovendo e quando observado as cores verde, amarelo e vermelho indica que está acontecendo a chuva.

Ao observar a barra de indicação da intensidade da chuva é visível que a cor azul comunica uma intensidade mais fraca, o verde e o amarelo é moderado e o vermelho indica uma chuva intensa, podendo estar associado até com chuva de granizo. Também nesta mesma barra é possível visualizar o horário.

As informações em tempo real podem ser observadas de quatro regiões diferentes, são elas: Bauru/Presidente Prudente, Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O aplicativo nos permite escolher qual deixar ativa.

Para ver a animação da direção que a chuva está indo, basta apertar no ícone “Play” na parte inferior da tela (segundo botão). Ao lado, o terceiro botão mostra os raios que aconteceram naquela região.

Voltando para a barra do menu, no item “Prev. Chuva 20 min” é exibido a previsão em curto prazo, ou seja, o deslocamento da chuva, que funciona do mesmo modo de visualização e leitura do “Chuva Tempo Real”, porém nele a medida da chuva é pelo radar.

Na aba “Imagens de Satélite” há dois tipos de visualização, a IR (infra-vermelho) mostra as nuvens em toda o país, as cores apresentadas na barra inferior indica as temperaturas do topo das nuvens, quanto mais claro a cor for, mais frio e alta está, expressando uma nuvem com tendência mais intensa, representado pelo cores brancas, amarelo ou vermelho.

No outro modo de visualização, “IR -Visível” é a combinação de dois canais de satélite, onde as manchas brancas indica nebulosidade de modo geral. Neste, a barra de cores tem as mesma indicações quanto ao topo das nuvens.

*Com informações do INPE e Ministério da Ciência.

Facebook tem novo emoji e reação de ‘abraço à distância’
Está difícil abraçar os amigos de longe nestes últimos dias né? Estamos obrigados a ficarmos longe das pessoas que adoramos, mas o Facebook está planejando deixar você mais...
É assim que se cadastra e usa o App Bolsa Família
Sendo aprovado como lei em 2004, o Programa Bolsa Família desde então vem ajudando muitos brasileiros que vivem em condições de pobreza e extrema pobreza a terem ao menos um...
NASA deve construir um telescópio gigante no lado oculto da Lua
A proposta é construir um telescópio em uma cratera natural do lado escuro da Lua de 3 a 5 km de diâmetro, através de vários robôs DuAxel, que amarrariam, suspenderiam e...
InYou é um assistente pessoal focado em atividade física, nutrição e equilíbrio emocional
Conseguir manter um equilíbrio da vida profissional e pessoal de maneira saudável é um dos maiores desafios da população. Principalmente em tempos de isolamento social, ter...
Câmera de smartphone chinês fotografa a Terra do espaço
As câmeras dos celulares hoje em dia estão cada vez mais poderosas e impressionantes. Em um espaço de pouco mais de 8 anos, tivemos um salto de câmeras que eram consideradas...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...