buscar
´

App MedSUS ajuda profissionais de saúde pelo celular

Ter o SUS digitalizado é de suma importância tanto para o paciente quanto para o governo. O paciente terá o acesso a plataforma para agendar consultas e localizar unidades de saúde de uma forma mais rápidas e o governo, por sua vez, pode ter um maior controle e receber feedbacks de maneira mais ágil a fim de melhorar o serviço prestado.

Tecnologia
6 meses atrás
App MedSUS ajuda profissionais de saúde pelo celular

Visando ajudar os agentes de saúde em todos os procedimentos, o Governo Federal lançou o app MedSUS que visa ajudar a todos os profissionais de saúde na hora de receitar uma medicação ao paciente.

Funcionalidade

O aplicativo tem a funcionalidade de mostrar aos médicos os tipos de medicamentos existentes. Para isso, com o objetivo de facilitar a procura para os profissionais da saúde, existem algumas funcionalidades para facilitar a busca.

Praticidades como ter informações provenientes das monografias do Formulário Terapêutico Nacional (FTN), informações extremamente completas e sempre em constante atualização, modo de como compartilhar as informações do medicamento, como favoritar e até mesmo utilizar filtro para encontra-lo fazem total diferença para o profissional na hora de usar o app.

Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o MedSUS é uma ferramenta que vai auxiliar os profissionais de saúde nas orientações necessárias no momento da prescrição e dispensação de medicamentos. “Nós desenvolvemos o aplicativo para consolidar em uma única ferramenta todo o material técnico que o Ministério da Saúde disponibiliza sobre os medicamentos indicados pelo SUS”, explica o secretário.

No geral, o MedSUS tem a função de ajudar os profissionais da saúde a encontrarem todas as informações referentes a um remédio da forma mais rápida possível, evitando longas horas de pesquisa sobre o mesmo.

“Tem uma área do aplicativo chamada de ‘informações ao paciente’ com as orientações necessárias. Se deve tomar em jejum, com água ou sucos e os cuidados com o armazenamento do medicamento”, informa a farmacêutica e técnica do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, Marcela Amaral, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

O app está disponível para Android e iOs.

“Ele é todo baseado no formulário terapêutico, outras guias e protocolos que já estão disponíveis na internet. O aplicativo vem para consolidar esse material e possibilitar pesquisas mais rápidas”, afirma a técnica do DAF, Marcela Amaral.

A lista de medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Relação Nacional de Medicamentos Essências (Rename), está acessível agora pelo aplicativo MedSUS
A lista de medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Relação Nacional de Medicamentos Essências (Rename), está acessível agora pelo aplicativo MedSUS

O aplicativo

O MedSUS foi lançado no dia 6 de dezembro de 2019 e ainda está em sua versão beta, ou seja, uma das primeiras colocadas no mercado. Mesmo assim, o aplicativo ainda conseguiu atingir a expressiva marca de mais de 100 mil downloads.

Os erros ainda são presentes no aplicativo (mesmo com sua excelente avaliação de 4,3 de 5), e o governo tem consciência disso. Por ser um app extremamente importante e em fase beta, existe um link para que as pessoas possam reportar erros e sugerir melhorias. O link é esse aqui.

O MedSUS tem um futuro extremamente brilhante pela frente, tendo tudo para ser um dos aplicativos mais utilizados pelos profissionais de saúde. A ótima aceitação já na versão beta e a preocupação em sempre otimizar o app fazem com que o mesmo tenha todo o potencial para ser amplamente utilizado no âmbito da saúde no geral.

*Com informações do Ministério da Saúde.

Uboi: novo app para revolucionar o transporte de gado
Serviço oferecido pela JBS, entenda...
Como comprar um celular novo
Geralmente nas lojas oficiais das marcas o preço do celular acaba sendo bem mais alto, então tentar arrumar alguma forma de economizar dinheiro na compra do celular é sempre...
Por dentro do X, o lado secreto da Google
Google X. Você já ouviu falar desse projeto? Se não, é melhor iniciarmos este artigo deixando claro que o antigo “Google X” agora é chamado apenas de “X”, e que não...
Divórcios do futuro serão intermediados por robôs
A inteligência artificial pode ajudar a resolver vários problemas, mas se tem algo que os programadores ainda não descobriram é como instaurar as emoções em algoritmos, e...
Diga adeus ao Segway
E com um número de vendas tão baixo para um produto tão alto, o resultado não poderia ser outro: A Ninebot anunciou que não fabricará mais o Segway PT, o Segway SE-3...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...