buscar
´

Android: desativando a sobreposição de tela

Ja sabemos que a versão mais usada é o Android 6.0, o Marshmallow, ainda que já estejam acontecendo mudanças para versões mais atualizadas e com menos bugs no próprio sistema do Google.

Tecnologia
4 meses atrás
Android: desativando a sobreposição de tela

Sim, o Google! Ele o grande responsável pelo programa e responsável também pela sobreposição de tela em smartphones e tablets com o sistema operacional Android.

Entendendo o porque acontece a sobreposição da tela num Android e em que aparelhos é mais comum acontecer

Explicando um pouco mais sobre como isso funciona, para simplificar a sua vida, no caso de ser um usuário como nós aqui. No sistema acontece uma incompatibilidade entre os programas dos aplicativos que conforme são utilizados, ficam abertos e se sobrepõe à tela e pedem diversos acessos aos mesmos recursos. Este foi um evento que se sucedeu em aparelhos como o Motorola Moto G (3 e 4), celulares da Alcatel, o Samsung Galaxy (J5 e J7) e LG (K10, K8 e K4).

Trata-se de um bug recorrente no caso de solicitações de acesso ao mesmo programa, como a agenda, ou seja, aparece frequentemente no uso do app de mensagens instantâneas, WhatsApp, por exemplo. Então se você também recebeu uma mensagem contendo “sobreposição de tela detectado”, aprenda agora como você poderá desabilitar este recurso e evitar transtornos durante o uso do seu aparelho.

Como resolver bugs no Android
Como resolver bugs no Android

Como o problema aparece quando mais de um app solicita acesso ao mesmo item, como a agenda de contatos, é comum que ocorra ao usar o. Se você recebeu o aviso, saiba como desativar a sobreposição de tela.

Como desativar a sobreposição de tela

Para os usuários do sistema na língua portuguesa, o texto que será exibido na tela do seu smartphone é:

“sobreposição de tela detectado”

Se o seu caso for diferente do citado acima e utiliza o equipamento com o sistema Android na língua inglesa, o texto a ser exibido na tela do seu smartphone será em inglês:

“screen overlay detected”.

Por que acontece o “bug”?

Normalmente, quando é ativado algum tipo de aplicativo que fica com janelas flutuantes na tela do seu celular. Especificamente, podemos comparar com os balões de mensagens instantâneas como facebook tem o Messenger ou o próprio WhatsApp pela primeira vez no celular e a aplicação faz novas solicitações de uso e acesso no seu smartphone.

A sobreposição funciona como qualquer outro tipo de permissão que depende deque o usuário do app a conceda para que ela funcione. Exatamente igual quando você autoriza o acesso para fotos e vídeos da câmera, agenda, localização por GPS, e dai por diante.

Resolvendo o problema

Localize no seu celular todos os apps que fazem estas solicitações de permissão de sobreposição e desativar nos ajustes ou configurações. A dica é para que você inicie pelos apps ja abertos que estão dando erro.

O passo a passo para desativar a sobreposição de tela

  1. Abra o aplicativo de configurações do Android;
  2. Encontre a opção “Apps” ou “Aplicativos”;
  3. Toque em “Configurações dos Apps”(engrenagem) ou “Gerenciador”;
  4. Selecione a opção “sobrepor a outros apps” ou “draw over the apps” e desative;

Para casos de não localizar qualquer das opções citadas acima, o recurso deverá estar escondido em qualquer submenu de cada aplicativo, sempre na tela de configurações. Abra um a um, garimpe, até encontrar o problema.

Facilitando a vida do leitor e usuário que está querendo uma solução prática para sanar o problema, segue uma listinha dos apps que podem ter a confuguração de sobreposição de tela, facilitando então a busca contra os problemas:

  • Facebook Messenger,
  • WhatsApp ou similares (daqueles que deixam os contatos flutuando na tela principal),
  • Clean Master,
  • Drupe,
  • Gravadores de tela ou áudio e similares.

Mais uma super opção é confirmar seu tipo de aparelho que poderá ser compatível com atualizações recentes do Android.

Facebook tem novo emoji e reação de ‘abraço à distância’
Está difícil abraçar os amigos de longe nestes últimos dias né? Estamos obrigados a ficarmos longe das pessoas que adoramos, mas o Facebook está planejando deixar você mais...
É assim que se cadastra e usa o App Bolsa Família
Sendo aprovado como lei em 2004, o Programa Bolsa Família desde então vem ajudando muitos brasileiros que vivem em condições de pobreza e extrema pobreza a terem ao menos um...
NASA deve construir um telescópio gigante no lado oculto da Lua
A proposta é construir um telescópio em uma cratera natural do lado escuro da Lua de 3 a 5 km de diâmetro, através de vários robôs DuAxel, que amarrariam, suspenderiam e...
InYou é um assistente pessoal focado em atividade física, nutrição e equilíbrio emocional
Conseguir manter um equilíbrio da vida profissional e pessoal de maneira saudável é um dos maiores desafios da população. Principalmente em tempos de isolamento social, ter...
Câmera de smartphone chinês fotografa a Terra do espaço
As câmeras dos celulares hoje em dia estão cada vez mais poderosas e impressionantes. Em um espaço de pouco mais de 8 anos, tivemos um salto de câmeras que eram consideradas...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...